Warning: Illegal string offset 'single_ad_enable' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 159

Warning: Illegal string offset 'single_ad_position' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 161

Warning: Illegal string offset 'single_ad_enable' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 222

Warning: Illegal string offset 'single_ad_position' in /home/politicapiaui/www/wp-content/themes/digiqole/core/hooks/blog.php on line 224

Incêndio assusta moradores da zona leste nessa sexta-feira(02)

 Incêndio assusta moradores da zona leste nessa sexta-feira(02)

Na tarde dessa sexta-feira(02), foi registrado incêndio de grande proporção na rua Professor Odílio Ramos no bairro Morada do Sol na zona norte de Teresina.

Os moradores chamaram o corpo de bombeiros mas como a demora dos bombeiros que foi de quase uma hora, o fogo avançou e os moradores, assustados se afastaram pois as mangueiras com água não faziam efeito por não terem longo alcance e somente profissionais preparados poderiam agir com eficácia.

Os moradores começaram a filmar, enviar transmitindo por redes sociais e aplicativos de envio de dados, através de aparelhos de telefones celulares, na tentativa que fosse feito algo para conter as chamas e o avanço do fogo.

No Piauí, quando os ventos de julho começam a cessar, seis letras e um conjunto de fatores climáticos dão a cara e o tom dos meses subsequentes. Marcado por altas temperaturas, tempo seco e ventos fortes, é no B-R-O Bró, período mais quente do ano, que se estende pelos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, que se torna mais propícia a ocorrência de incêndios, tanto em meio às vegetações nativas, na zona rural, como no perímetro urbano.

Dados do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP) apontam que no mês de agosto a corporação atendeu entre 12 e 15 ocorrências somente de incêndios por dia. A maioria ocasionada pela ação humana, realizada sem as medidas de segurança necessária.

Segundo o relações públicas do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel José Veloso, a recomendação é de que, caso seja estritamente necessário fazer algum tipo de “limpeza” de terreno, que se realize em um horário de temperaturas mais amenas, como no início da manhã. “Além disso, é fundamental a construção de um afastamento de segurança, um aceiro de, no mínimo, uma vez e meia a altura da vegetação, sendo no mínimo de três metros”, explica o bombeiro.

Tenente-coronel José Veloso, do Corpo de Bombeiros

Outra recomendação do Corpo de Bombeiros é que os terrenos baldios sejam mantidos limpos, sem entulhos. A realização de queimadas pode ser enquadrada na lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

A orientação é válida também para residências e condomínios vizinhos a terrenos baldios, onde incêndios espontâneos são mais comuns nessa época do ano. “Esse aceiro tanto permite esse isolamento, quanto facilita o acesso do Corpo de Bombeiros ao local. Em casos mais extremos, em que temos condomínios residenciais que ficam mais próximo de zonas de mata, a recomendação é de que esse aceiro seja até maior”, diz o tenente-coronel.

O CBMP também recomenda que a realização das denúncias seja acompanhada de informações complementares que facilitem o acesso dos brigadistas ao local, como um ponto de referência preciso e localização exata.

O telefone de emergência do Corpo de Bombeiros em todo o país é o 193, disponível 24h. Além desse contato, em Teresina, a central de chamadas da corporação também pode ser contactada pelo telefone (86) 9 8851-1741.

 

Em Teresina, além dos riscos de incêndios em terrenos baldios, outros cuidados também devem ser adotados dentro de casa. As causas dos incêndios são as mais variadas possíveis. Vão desde instalações elétricas inadequadas, até acidentes com fogo, seja com velas até produtos aromáticos. Os incêndios surgem das situações corriqueiras e podem acontecer com qualquer pessoa, por isso devemos estar atentos.

Em função do aumento das temperaturas no município de Teresina, os agentes da Defesa Civil realizaram durante todo o mês de setembro 46 fiscalizações em bairros e localidades das regiões Urbana e Rural que possuem, historicamente, mais registros de incêndios. O monitoramento faz parte da Operação Queimadas, que foi deflagrada no mês de junho e será realizada até dezembro deste ano.

Além das fiscalizações, os agentes estão realizando palestras de caráter preventivo para orientar a população sobre o decreto do Governo Federal que proíbe o procedimento por quatro meses em todo o território nacional e a lei municipal 5.073/2017, que não permite a queima de resíduos em ambientes públicos ou privados, com punição de multa que pode variar de R$ 1.500 até R$ 4.500 reais.

Atualmente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) desenvolve ações por meio da Coordenadoria de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e também dispõe de quatro brigadas de incêndio atuando no cerrado em parceria com as prefeituras de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro e Redenção do Gurguéia.

A Defesa Civil Estadual também trabalha na fiscalização de áreas de maior risco, como o semiárido,  além da realização de campanhas educativas junto às comunidades.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *