Governador articula a aquisição da vacina sputnik e apresenta Plano de Vacinação nesta sexta-feira (15)

 Governador articula a aquisição da vacina sputnik e apresenta Plano de Vacinação nesta sexta-feira (15)

Em videoconferência na tarde desta quinta-feira (14), o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias, conversou com o deputado federal Alexandre Padilha sobre a possiblidade de aquisição de doses emergenciais da vacina russa Sputnik V os estados nordestinos. Participaram também da reunião representantes da Embaixada da Rússia no Brasil, da Farmacêutica União Química, do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e do Consórcio Nordeste.

“A Sputnik V foi aprovada por órgãos reguladores e está sendo usada em vários países. A União Química tem autorização para produção dessa vacina no Brasil. Através do Consórcio Nordeste, vamos solicitar doses prontas para esse uso. Já temos um documento com apoio de todos os governadores para reserva de 50 milhões de doses”, disse Wellington Dias.

O governador piauiense destacou que o Brasil tem três grandes laboratórios para produção de imunizantes. “Temos a Fiocruz, com o imunizante AstraZeneca já em andamento; o Instituto Butantan com a Coronavac e a União Química com a possibilidade agora de produzir a Sputnik V. O Brasil pode produzir até 80 milhões de doses dentro do país”, explicou.

A União Química e Fundo Russo de Investimento preveem entrega de 10 milhões de doses ao país até março. O pedido para autorização de uso emergencial da vacina russa Sputnik V será enviado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda esta semana.

Plano de Vacinação

O Governo do Estado apresenta, nesta sexta-feira (15), o Plano Operacional de Estratégia de Vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aos secretários de Saúde e prefeitos dos municípios piauienses. O evento será realizado às 11h no Palácio de Karnak e terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Governo do Estado. Durante a ocasião, também será realizada uma reunião do COE ampliado.

Durante a apresentação, serão explicadas as ações e estratégias de distribuição, acondicionamento, transporte, público-alvo, farmacovigilância, segurança e comunicação, além de outros pontos que permitirão a realização da imunização dos piauienses.

Também serão descritas as quatro fases iniciais da vacinação, que possuem público especificado dentro do plano.

A vacinação contra a Covid-19 tem como objetivos contribuir para a redução de morbidade e mortalidade, bem como a transmissão da doença; vacinar os grupos prioritários com maior risco de desenvolver complicações e óbitos; vacinar populações com maior risco de exposição ao vírus, bem como de transmissão; ampliar a vacinação aos demais grupos, conforme aumento e expansão da vacina no mercado.

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.