“O Dia” é vencedor do Prêmio de Jornalismo do Ministério público em três categorias

MPPI realiza cerimônia virtual de premiação dos vencedores do 5ª Prêmio de Jornalismo da instituição

O Ministério Público do Estado do Piauí realizou, na tarde de hoje (05), cerimônia virtual de premiação dos profissionais de comunicação vencedores do 5º Prêmio de Jornalismo da instituição ministerial. Em respeito às medidas de contenção ao novo coronavírus, o evento ocorreu por meio de videoconferência, com transmissão simultânea no canal oficial do MPPI no YouTube.

Há cincos anos, o MP estadual promove o seu Prêmio de Jornalismo para valorizar a produção jornalística comprometida com a sociedade, prestando reconhecimento aos jornalistas que contribuem com a divulgação do trabalho institucional e aproximam a comunidade e o Ministério Público, de modo a facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços ministeriais. Em 2020, o 5º Prêmio de Jornalismo trouxe o tema: “Evolução e inovações na atuação do Ministério Público do Estado do Piauí em tempos de pandemia”. No total, o concurso recebeu inscrições de 14 trabalhos divididos nas categorias Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo e Radiojornalismo.

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, durante a abertura da cerimônia de premiação

Oficialmente, a premiação iniciou com a execução do Hino Oficial do MPPI e a mensagem de acolhimento da chefe do Ministério Público, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Maria Mendes de Moura. A PGJ destacou a importância do trabalho feito pelos jornalistas e os meios de comunicação na interlocução entre o órgão ministerial e os cidadãos piauienses. “Essa relação é de grande relevância porque possibilita que o nosso exercício profissional, bem como os resultados disso cheguem à população do nosso estado. Vale lembrar também que permite ainda conhecermos melhor as necessidades e os anseios do nosso povo. Assim, a relação entre o MP e a imprensa tem sido bastante exitoso para a sociedade”, expôs.

O procurador de Justiça Fernando Ferro, presidente da Comissão Julgadora do 5º Prêmio de Jornalismo

As matérias e reportagens foram avaliadas por uma comissão interinstitucional presidida pelo procurador de Justiça Fernando Melo Ferro Gomes e constituída pelo também procurador de Justiça Hosaías Matos de Oliveira, pelas promotoras de Justiça Joselisse Nunes de Carvalho Costa e Verônica Rodrigues Sales, por um representante da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), o promotor de Justiça Maurício Gomes de Souza, por um representante do Sindicato dos Servidores do Ministério Público (SINDSEMP-PI), o técnico ministerial João Paulo Teixeira Brasil, pela professora doutora Samária Araújo de Andrade, indicada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), pela professora doutora Jacqueline Lima Dourado, indicada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e pelo jornalista Luiz Carlos Oliveira, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí, o SINDJOR.

O repórter Tiago Melo, 1º colocado na categoria Telejornalismo, foi sorteado para falar em nome dos premiados

O presidente da Comissão Julgadora, Fernando Ferro, enfatizou a qualidade dos trabalhos jornalísticos inscritos no Prêmio. “Aproveito ainda a ocasião para destacar a seriedade e a qualidade com que as reportagens e as matérias foram feitas e abordaram o trabalho que o Ministério Público empreendeu nesse período vivenciado por toda a humanidade. Parabenizo a todos pela sensibilidade, competência e compromisso”, avaliou.

Por último, o coordenador de Comunicação Social do MPPI, Edigar Neto, agradeceu a colaboração dos servidores da unidade técnica da qual está à frente para a concretização do prêmio da instituição. “Quero ressaltar aqui todo o apoio que recebemos da nossa procuradora-geral que sempre tem ressaltado a relevância do trabalho da imprensa na divulgação do trabalho que é feito no MPPI. Sabemos que é um momento bastante delicado para todas as áreas profissionais, mas os jornalistas e os veículos de comunicação têm desempenhado um papel fundamental para a divulgação de informações confiáveis no contexto atual”, asseverou.

Confira a lista dos trabalhos vencedores do 5º Prêmio de Jornalismo do MPPI por categoria:

WEBJORNALISMO

1º lugar
Título do trabalho: “A portas fechadas: o isolamento protegeu a saúde, mas feriu direitos humanos”
Veículo: Portal O Dia
Autor (a): Maria Clara Estrêla

2º lugar
Título do trabalho: “Inspeção por vídeo, atuação pioneira do MPE, impacta na melhoria de hospitais no Piauí”
Veículo: Portal Cidade Verde
Autor (a): Izabella Pimentel Torres

TELEJORNALISMO

1º lugar
Título do trabalho: “Atuação do MP garante baixa mortalidade de idosos abrigados”
Veículo: Tv Cidade Verde
Autor (a): Tiago Melo

2º lugar
Título do trabalho: “Violência Mulheres”
Veículo: Tv O Dia
Autor (a): Lívio Galeno

RADIOJORNALISMO

1º lugar
Título do trabalho: “Ministério Público e os desafios em tempos de pandemia”
Veículo: Rádio Antares
Autor (a): Christhian Sousa

2º lugar
Título do trabalho: “Fiscalizações do Ministério Público na pandemia promovem melhorias em hospitais do Piauí”
Veículo: Rádio Cidade Verde
Autor (a): Glenda Uchôa

JORNALISMO IMPRESSO

1º lugar
Título do trabalho: “O virtual salvando vidas”
Veículo: Jornal O Dia
Autor (a): Isabela Lopes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.