Deputados aprovam feriado, discutem saúde e economia e divergem sobre religião

 Deputados aprovam feriado, discutem saúde e economia e divergem sobre religião

Nas duas sessões ordinárias da Assembleia legislativa do Piauí desta quarta-feira(17), realizadas de forma virtual, as divergências entre os deputados foram norteadas por questões religiosas.

Inicialmente o presidente da assembleia legislativa, deputado Themistocles Filho parabenizou os deputados Nerinho-PTB, B.Sá-PP e Henrique Pires-MDB por assumirem as presidências das comissões, de Constituição e Justiça, Administração Públicas e a Comissão de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação, respectivamente.

O  deputado Gessivaldo Isaias -Republicanos, requereu a prorrogação do prazo dos concursos públicos, considerando o período de pandemia pela covid-19.

Na sequência foram foi votado e aprovado em primeira e segunda votações a mensagem do governo do Estado que trata sobre antecipação do feriado pelo dia do Piauí , comemorado em 19 de outubro para essa quinta-feira, 18 de março, como forma de propicia um isolamento social mais intenso no período de 18 a 21 de março na tentativa de reduzir a contaminação pelo novo coronavirus do Piauí.

Foram lidas também mais duas mensagens do governo que solicita autorização par ao pagamento de auxilio emergencial par ao setor, de bares, restaurantes e eventos e que institui o programa de recuperação de crédito no Estado.

A deputada Luci Soares-PP se apresentou dois indicativos de projetos de lei , um pedindo pagamento de auxilio emergencial para desempregados e outro instituindo o Selo estabelecimento seguros para bares e restaurantes. Luci, falando sobre visita ao hospital municipal do monte castelo disse “as pessoas não estão morrendo somente por covid, estão morrendo por falta de assistência” e acrescentou que no hospital falta todo tipo de material e medicamentos e também médicos na UTI aos domingos.

O deputado Dr.Helio-PL endossou as palavras da deputada Luci e disse que realmente em todo o estado faltam profissionais de saúde e remédios, ate mesmo relaxante muscular par intubar medicamento pois a indústria não consegue a tender  a demanda do comercio e por conseguinte os hospitais.

A deputada Teresa Britto-PV lamentou a crise no comercio de Teresina e ressaltou a necessidade da celeridade da vacinação mas enfatizou que as igrejas estão cumprindo os protocolos sanitários e que a probabilidade de contaminação em uma missa ou em um culto é menor que em um supermercado.

O deputado João de Deus-PT falou enfatizando que não é possível nenhum de tipo de flexibilização do isolamento social.

Em resposta a João de Deus, o deputado Gessivaldo Isaias disse que as igrejas e templos não podem ser responsabilizados por contaminações e citando o presidente Themistocles , reafirmou a fé em Deus e seu modo de vida em defesa a crença em Deus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.