Andrade Júnior afirma que a sondagem da FIEPI prova a contribuição da Indústria para o crescimento do Piauí

 Andrade Júnior afirma que a sondagem da FIEPI prova a contribuição da Indústria para o crescimento do Piauí

 

Em 2020, diversos foram os fatores que afetaram negativamente a economia piauiense. Diante da pandemia de Covid-19, todos os setores foram afetados, muitas empresas fecharam, aumentou o desemprego e foi perceptível o decréscimo econômico no Estado. Contudo, no presente ano, o setor industrial tem se destacado à frente dessa recuperação, através de desenvolvimento de estratégias, planejamento e execução de ações efetivas que vem elevando o desenvolvimento econômico piauiense e apresentando avanços significativas para a atividade do setor.

A pesquisa Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que os números de março de 2021 demostram um cenário mais otimista. O volume de produção das indústrias referente ao mês anterior teve sua estabilidade medida em 51% no Piauí, percentual superior ao do mês de fevereiro que foi de 41,8% e superior também ao do Nordeste, com 43,8%.

Andrade Júnior, presidente do Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) reforça a importância do segmento para o desenvolvimento econômico. “Vivenciamos em 2020, um ano de grandes desafios para o Brasil, para o Piauí. Para o setor da indústria, não foi diferente. Muitas indústrias encerraram suas atividades, todavia foi um momento de analisarmos nossos negócios e planejarmos estratégias. O Centro das Indústrias do Estado do Piauí serviu e continua servindo, sem dúvida, de união de toda a classe industrial com o propósito de encontrar saídas para o período pós-pandemia”, informa.

Dados divulgados na semana passada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que o setor que mais contratou em março no Piauí foi a indústria (502 vagas), seguida do comércio (399) e agropecuária (213). A geração de empregos é um reflexo da confiança do empresário no mercado.

Andrade Júnior incentiva aos empresários para que continuem firmes no trabalho que tem sido desempenhado. “Quero dizer ao industrial piauiense e aos empresários que arregacemos as mangas, nós sabemos de muitos planos de expansão da indústria, nas empresas. É hora de continuarmos a colocar esses planos em ação. O otimismo gera esse círculo virtuoso, interessante na economia e creio que mais conquistas virão durante o ano de 2021”, conclui o presidente do CIEPI.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.