25 de Maio-Dia da Indústria: “Piauí poderia gerar mais empregos”

 25 de Maio-Dia da Indústria: “Piauí poderia gerar mais empregos”

Indústria piauiense emprega quase sessenta mil pessoas, sendo o Piauí é o 2º estado com maior crescimento industrial do NE e o Presidente da FIEPI afirma que poderia gerar mais empregos

E poderíamos gerar muito mais empregos, se tivéssemos energia capaz de atender a necessidade da indústria, melhores estradas e também se os impostos cobrados, no Piauí, pela energia e combustível fossem menores“, disse Zé Filho.

O Piauí foi o segundo estado do Nordeste com maior crescimento relativo de empregos no primeiro trimestre de 2021. De janeiro a março, a alta foi de 1,83%, superada apenas pela Bahia, que registrou 2,51% no mesmo período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados na semana passada pelo Ministério da Economia.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Antônio José de Moraes Souza Filho-Zé Filho afirma o o Piauí teria tudo para ter uma indústria mais forte, com maior capacidade de empregabilidade, garantindo mais independência ao estado e muito mais empregos diretos e indiretos por meio da indústria de base(produtora de peças e de insumos).

No trimestre, dois estados da região Nordeste tiveram saldo negativo: Alagoas (-2,70%) e Sergipe (-0,22%). Já no mês de março, enquanto o Piauí registrou saldo positivo de 1.236 empregos, quatro estados da região geraram desemprego: Alagoas (-8.310 vagas), Pernambuco (-2.762), Ceará (-1.564) e Sergipe (-1.457).

O saldo de empregos significa a diferença entre o total de pessoas admitidas (8.191) e o de trabalhadores dispensados (6.955) no período pesquisado. O setor que mais contratou em março no Piauí foi a indústria (502 vagas), seguida do comércio (399) e agropecuária (213).

 

Fonte FIEPI/CNI

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.