Pastoral de Rua e Prefeitura fazem manutenção no Abrigo Piratinga

 Pastoral de Rua e Prefeitura fazem manutenção no Abrigo Piratinga

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com o Instituto Casa Pão Nosso (ICPN) e a Pastoral de Rua, promoveu nesse domingo, (20), uma ação de melhoria estrutural no abrigo Piratinga, localizado no Bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina, que acolhe 10 famílias indígenas venezuelanas. A ação faz parte do Projeto Pintou Solidariedade, que realiza serviços de retelhamento, pinturas e limpeza no ambiente.

(Foto: Ascom/Semcaspi)

Segundo Aline Teixeira, secretária executiva do SUAS da Semcaspi, a ação tem como objetivo melhorar o ambiente de moradia no abrigo e contou com a participação do grupo voluntário e dos próprios acolhidos.

“A iniciativa é importante, principalmente, porque os acolhidos estão participando ativamente das ações e não apenas recebendo. O ato de participar destas melhorias, pintando, limpando os ambientes em que eles utilizam no seu cotidiano, ajuda a fortalecer o vínculo entre as famílias”, pontuou.

Para Beth Sousa, coordenadora do Instituto Casa Pão Nosso, desde 2020, são realizadas ações no abrigo Piratinga, em que o grupo de voluntários realizou visitas, triagem e rodas de conversa para conhecer a história e a cultura desta população.

“Com o Projeto Pintor Solidariedade, conseguimos massa corrida, lixas, pincéis, gesso, cal e outros. As famílias ficaram satisfeitas com a proposta da ação e acreditaram no nosso trabalho. O objetivo é higienizar o ambiente e tornar mais digna a moradia, por meio do trabalho coletivo e solidário. A gente quis mostrar que se eles se juntarem os resultados positivos serão bem melhor para a convivência”, esclareceu.

(Foto: Ascom/Semcaspi)

ACOLHIDOS NA AÇÃO

Um dos acolhidos que se disponibilizou a ajudar na ação foi o indígena venezuelano, que se identificou apenas como Louis. Ele reconhece a importância de manter o ambiente limpo e arejado.

“Moro aqui com um dos meus filhos e a minha esposa. A gente tem se preocupado em manter o espaço o mais limpo possível, para evitar doenças e vivermos melhor”, destacou.

Para ajudar na limpeza dos espaços no abrigo, a Semcaspi disponibiliza, semanalmente, às famílias indígenas venezuelanas, além das cestas básicas, kits de produtos de limpeza e higiene. Estes kits limpeza contêm produtos, como: sabão em pó, sabão em pedra, água sanitária, sacos de lixo e outros.

(Foto: Ascom/Semcaspi)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.