Deputado Marden Meneses cobra melhoria da água de Piripiri

 Deputado Marden Meneses cobra melhoria da água de Piripiri

O deputado estadual Marden Menezes (PSDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e da Agência de Águas do Piauí (Agespisa) a limpeza e um estudo sobre a qualidade da água do Açude Caldeirão, principal fonte de água da região.

Segundo o deputado, o açude apresenta um aumento significativo de algas, o que pode ser indício do alto índice de poluição da água, o que preocupa também a população de Piripiri. “O açude Caldeirão abastece toda a população piripiriense. São quase 70 mil piauienses que bebem a água do Caldeirão, que consomem a água para as suas necessidades mais básicas, porém, a temos visto sinais de poluição. Há um acúmulo, ainda não visto antes, de aguapés e plantas aquáticas em extrema quantidade, o que está preocupando quem vai habitualmente ao Caldeirão. É uma visão que tem até chocado”, lamenta o deputado.

“Por conta de toda essa situação, nós estamos solicitando a limpeza, a retirada dos aguapés, do excesso de lixo que esteja acumulado e, ao mesmo tempo, estamos cobrando da Agespisa, que é a empresa que tem a concessão para o serviço de abastecimento de água e instalação de esgotos e que fornece água para a população, que faça um estudo científico da qualidade dessa água para tranquilizar a população”, completou Marden Menezes.

Inaugurado em 1945, o açude Caldeirão tinha como objetivo regularizar o fluxo do Rio Caldeirão, irrigando as várzeas da região durante os períodos de seca em que essas localidades ficavam inabitáveis. Além de abastecer de água o município de Piripiri, o Açude Caldeirão é também uns dos principais pontos turísticos da região, abrigando diversos empreendimentos turísticos em suas margens. Além disso, a represa é uma das principais fontes pesqueiras locais.

O requerimento apresentando pelo deputado já foi aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa e encaminhado para os órgãos competentes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.