Comissão de Educação do Senado quer ouvir ex-ministro Weintraub

 Comissão de Educação do Senado quer ouvir ex-ministro Weintraub

Senador Marcelo Castro-MDB/PI, presidente da CE, trabalha para esclarecer as denúncias de influência política no MEC

Na reunião desta quarta (27) , a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou convite para que o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, preste depoimento. Os parlamentares buscam esclarecer informações sobre a influência do chamado Centrão no Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC.

A aprovação se deu após a ausência de três convidados da CE, que continua buscando apurar as denúncias de tráfico de influência na destinação de recursos do FNDE.

Dentre os convidados, o prefeito de Centro Novo (MA), Júnior Garimpeiro, que alegou compromisso prévio e pediu remarcação da oitiva. Nely Jardim e Darwin Einstein Lima, citados nas denúncias como intermediários de negociações entre os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura e prefeitos para liberação de verbas do FNDE — também não compareceram. A primeira enviou mensagem à comissão informando de sua ausência, enquanto o segundo não deu satisfação.

— A comissão está fazendo o seu papel. Na próxima semana, esperamos ouvir o prefeito Júnior Garimpeiro e outras pessoas. Entendemos que é do interesse de alguns convidados virem. A Comissão não tem o poder de convocar ninguém, a não ser ministros de Estado, só uma CPI que teria poder pra isso daí. Muitos virão e trarão os esclarecimentos de que a comissão e a sociedade brasileira precisam — disse o presidente da CE, senador Marcelo Castro (MDB-PI), após a reunião.

Marcelo Castro acrescentou que a CE também pretende ouvir dois diretores do FNDE e o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, antes de decidir pela necessidade de uma comissão parlamentar de inquérito, que poderia apurar as denúncias com maiores poderes, como o de obrigar depoentes a comparecer.

Com informações da Agência Senado

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.