Vereadores denunciam inoperância da saúde pública de Teresina

 Vereadores denunciam inoperância da saúde pública de Teresina

Vereador Luiz Lobão

Falta de estrutura nos serviços de saúde e ingerência na FMS podem causar demissão de Gilberto Albuquerque

Vereadores de Teresina denunciam a falta de estrutura nos postos de saúde mantido pela Fundação Municipal de Saúde. Os vereadores Luiz Lobão-MDB e Leonardo Eulálio, médicos, falaram na manhã desta terça-feira sobre a situação difícil que se encontra a estrutura publica de saúde de Teresina. Segundo os parlamentares  os pacientes reclamam pela falta de atendimento, de medicamento e adiamento e cancelamento de cirurgias; os profissionais de saúde que atuam na rede pública municipal deixam claro que nada podem fazer, considerando que não há estrutura para os procedimentos e portanto não alcançam a resolutividade.

Sobre a falta de material e de medicamentos, os fornecedores argumentam que foram obrigados a cancelar o fornecimento pois não estão recebendo o pagamento devido por parte da prefeitura.

No meio a essa crise, no principal anseio da população, que é a saúde, a equipe de coordenadores da FMS foi exonerada e há quem acredite que o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque também deixe o cargo, como ocorreu na gestão do ex-prefeito Firmino Filho, quando o então presidente da FMS,  Silvio Mendes renunciou, segundo a mídia por interferência da, então, primeira dama de Teresina, Lucy Soares na Fundação.

A CMT deve realizar audiência pública, na próxima semana, com representantes da FMS, do Ministério Público Estadual-PI, dos Conselhos Regionais de Enfermagem e de Medicina-PI na tentativa de encontrar alternativa para que os serviços públicos municipais de saúde voltem a funcionar em Teresina.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.