Câmara aprova implantação de botão do pânico em escolas proposta por Evandro Hidd

 Câmara aprova implantação de botão do pânico em escolas proposta por Evandro Hidd

O projeto agora segue para sanção do prefeito

A Câmara de Teresina aprovou nesta quarta-feira (17), em segunda votação, dois Projetos de Leis, de autoria do vereador Evandro Hidd (PDT), voltados para a segurança no ambiente escolar. Os projetos tratam sobre a instalação de dispositivo eletrônico do tipo botão do pânico nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas da rede municipal de ensino e também o estabelecimento de Políticas Públicas para a segurança escolar nas instituições públicas e privadas de ensino de Teresina.

O Projeto de Lei que obriga as creches e escolas da rede municipal de ensino a instalarem dispositivo eletrônico do tipo botão do pânico visa permitir uma ação rápida das forças de segurança, que serão acionadas imediatamente para o socorro à escola onde ocorra a violência, podendo interceptar as ações criminosas em andamento. “A simples divulgação da existência do “botão de pânico” poderá fazer que diminua a possibilidade de ocorrência de ataques de violência nas escolas”, destacou o vereador.

Quanto ao Projeto de Lei que estabelece as políticas públicas voltadas para a prevenção e o controle da violência nas instituições públicas e privadas de ensino, no âmbito do município de Teresina, objetivo é minimizar a falta de segurança nas escolas, através da realização de um diagnóstico da situação de segurança nas imediações das instituições de ensino, restrição ao acesso nas dependências da escola com aplicação de medidas de resolução pelas autoridades competentes, buscando efetivar uma diminuição da evasão escolar.

“A violência no ambiente escolar tem sido bastante recorrente no nosso país. E a Câmara de Teresina não poderia deixar de colaborar com ações que possam inibir essa problemática na nossa cidade. O objetivo maior desses projetos é garantir a integridade e a segurança dos alunos, professores e outros servidores que frequentam as unidades de ensino, bem como prevenir situações que possam colocar em risco a vida de alunos, professores, pais e funcionários dessas instituições de ensino. Os projetos seguem agora para a sanção do executivo municipal e torcer para que sejam transformados em leis”, explicou Evandro Hidd.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.