Sindicato dos Hospitais denuncia IPMT

 Sindicato dos Hospitais denuncia IPMT

Hospitais vão suspender atendimento pelo IPMT e PLANTE

Nota publicada pelo SINDHOSPI

O Sindicato dos Hospitais, Clínica, Casas de Saúde e Laboratórios de Análises Clínicas e Pesquisas do Estado do Piauí – SINDHOSPI, vem publicamente informar a grave crise vivenciada no Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Teresina – IPMT, no tocante ao pagamento das faturas dos serviços realizados pela rede credenciada de saúde, junto aos planos IPMT Saúde e Plante, vez que desde o ano passado, as faturas tem sido pagas com atrasos de mais de 90/120 dias, muito embora o desconto nos contracheques dos servidores municipais ocorra religiosamente em dia, não se justificando, portanto, o atraso no pagamento das empresas de saúde.
Ademais, vale ressaltar que essa nova gestão empreendeu mudanças unilaterais – sem qualquer participação do SINDHOSPI -, as quais impõem um dano absurdo aos usuários e prestadores, a exemplo do teto no número de atendimentos, que agora é de apenas
50 (cinquenta) atendimentos por prestador, ou seja, o usuário ficará muito provavelmente impedido de ser atendido em seu hospital, clínica ou laboratório de preferência, caso quando o procure, esta empresa já tenho atingido o teto, bem como empreendeu a mudança nas datas de pagamento, vez que antes o pagamento se dava até o 5º dia útil de cada mês após a entrega da nota fiscal do serviço prestado, se
recebendo o pagamento até o trigésimo dia do mês subsequente ao da prestação do serviço, porém, agora este mesmo pagamento se dá em até 60 dias após a entrega da nota.
Deste modo, diante da situação ora narrada, o SINDHOSPI notificou o órgão em duas oportunidades sobre a necessidade de regularização do cronograma, sob pena de paralisação dos atendimentos aos usuários do IPMT Saúde/PLANTE (Ofícios enviados em 26 de janeiro e 26 de abril de 2023), no entanto, até a presente data os pagamentos permanecem em atraso, haja vista que apenas a fatura de março foi quitada, apesar de já estarmos finalizando o mês de julho, portanto, mais de três meses de atendimentos sem qualquer pagamento.
Assim, diante do quadro de absoluta improbidade da gestão do órgão, e levando em conta o prejuízo social que a administração vem trazendo aos servidores do município e as empresas de saúde, expressamos nossa preocupação e indignação a circunstância ora vivida, posto que apesar de prestarem um serviço de excelência, as empresas de saúde não são remuneradas em tempo e forma devida, pois além dos atrasos, o valor dos serviços está bastante defasado, o que tem conduzido várias empresas a se
descredenciar perante o IPMT.
Por fim, diante deste grave cenário só resta as empresas suspender o atendimento até a regularização do cronograma, como já noticiado ao órgão, razão pela qual fazemos essa Nota Pública à população, em atenção e respeito aos milhares de usuários do IPMT, respeito este que não foi observado pelo IPMT na relação com os prestadores representados pelo SINDHOSPI.

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