Presidente da ALEPI será cidadão oeirense

 Presidente da ALEPI será cidadão oeirense
A proposta foi apresentada pelos vereadores Alexandre Meneses, Wanderley Rocha e Beron Morais

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), vai receber o título de cidadão de Oeiras. A proposta, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, foi apresentada pelos vereadores Alexandre Meneses, Wanderley Rocha e Beron Morais. Franzé é natural de Buriti dos Lopes, Litoral do Piauí, e está no seu segundo mandato.

Franzé Silva tem levado obras para Oeiras, entre as quais o Espaço Cidadania da cidade; kits irrigação para pequenos agricultores; construção de passagens molhadas nas localidades Riachuelo, Vazante Riacho Bonito e Vereda Boa Nova; reforma da sede do Emater; apoio ao projeto Viva Semiárido; obra de 38,7 km da estrada ligando Oeiras, São João da Varjota e Ipiranga do Piauí.

“É uma honra, uma grande alegria ser cidadão oeirense. Oeiras é uma cidade linda, com uma história e cultura riquíssimas, berço do Piauí, primeira capital, terra de grandes nomes da literatura, da música, da arte, da política, de homens e mulheres honrados. Oeiras sempre me acolheu com amor e vou continuar retribuindo esse carinho, agora ao lado de meus irmãos e irmãs oeirenses, com muito orgulho”, pontua.

Francisco José Alves da Silva (Franzé Silva) nasceu em Buriti dos Lopes, no dia 19 de dezembro de 1966. É filho de Manoel Damião dos Santos e Joana Alves da Silva. Seu pai era agricultor e sua mãe lavadeira e zeladora. Casado com Mayra Araujo e pai de Letícia, Ítalo, Catarina, Guilherme, Miguel e Mateus. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filiado ao Partido ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação, disputou pela primeira vez o cargo de deputado estadual pelo Piauí em 2018, sendo eleito com 31.526 votos. Em 2022, Franzé foi reeleito deputado estadual, com 33.090 votos.

Iniciou a vida profissional como Menor Aprendiz. Trabalhou como contador, foi diretor do Jornal da Manhã, sendo aprovado no concurso para auditor fiscal da Prefeitura de Teresina, em 1992, e auditor fiscal do Estado da Paraíba, em 1994. Optou por morar em Teresina para ficar próximo da família.

Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc-PI). Naquele mesmo ano, participou da Comissão que criou a Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI). Foi superintendente de Despesas da Secretaria da Fazenda do Piauí (2004 a 2009); secretário da Fazenda do Piauí (de dezembro de 2010 a abril de 2011); e secretário de Estado da Administração e Previdência do Piauí (de janeiro de 2015 a março de 2018).

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.