Precisa ser Pai para ser Héroi

 Precisa ser Pai para ser Héroi

Recebi hoje a missão de saudar os pais por conta da data em comemoração ao dia dedicado a eles, hoje, segundo domingo de agosto.

Justo eu? Que fui órfã de pai vivo, mesmo tendo sido gerada no seio de uma família civilmente constituída; Que defendo que criminalizar a paternidade omissa seria mais importante para todos do que a lei Maria da Penha; que repito sempre os dados do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada sobre quase cinquenta por  cento das famílias brasileiras serem mantidas por mulheres, sendo que trinta por cento delas vivem casadas; que sou prova viva que não ter pai pode piorar o presente mas não define futuro.

Bom, embora eu tenha invertido a ordem dos fatores, vamos aos fatos. Ou melhor, citei os fatos, vamos fatores. Fatores POSITIVOS  –  Afinal, hoje é Dia dos Pais!

“Que o homem carregue nos ombros a graça de um Pai”, frase de Marcos José Mundim na letra da canção Oração da Família, que expressa a importância do filho de ter o nome do pai na sua identidade.

Pai é definição de identidade que parece mais legítima do que a biológica, assumida muitas vezes somente pela mãe.

Por mais que a mãe faça, o orgulho maior da maioria dos filhos é Ela mas, muitas vezes, reafirmando a ausência sentida do Pai que a mágoa ressalta.

No passado, as funções diárias de pai quase nunca eram assumidas por Ele na primeira infância.

Hoje, o homem moderno  divide a tarefa da paternidade, muitos mesmo depois de rompimento de convivência com a mãe, alguns já ousam em optar por uma paternidade compartilhada com alguém que nunca conviveu mas ainda não chega a Paternidade independente.

No  Brasil, há punição jurídica por omissão de afetividade de pai, há penalidade também por imputação de paternidade para quem não é o pai. Atraso de pagamento da pensão alimentícia pode levar pais a reclusão de liberdade.

Toda essa lei forte, fica fraca e parece ridícula quando vemos milhares de exemplos de pais que trabalham a vida inteira com um objetivo maior- oferecer ao filho a melhor vida possível.

Em nome desses Pais – Parabéns a todos que assume a tarefa mais sublime da humanidade – oferecer dignidade para perpetuação dos seres que nascem vivos e são humanos.

Parabéns, em especial, ao Juliano-Pai do portal Política Piauí, que a primeira frase que ouvir de seu filho foi quando fui conhecê-lo foi: Espere que o meu Pai está colocando minha irmãzinha para dormir”.

Juliano seja para Arthur e Melissa a força e a graça que eles carregarão com a sustentável leveza de Seu Pai. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.