Brasil precisa contestar a China sobre “frango com covid-19”

 Brasil precisa contestar a China sobre “frango com covid-19”

 

De acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira de Comércio Exterior, José Augusto de Castro, a divulgação da notícia de que a administração municipal de Shenzhen, na China, encontrou traços de coronavírus em embalagem de frango com origem no frigorífico catarinense Aurora, deve ser alvo de uma contestação rápida e clara do Brasil,

Castro afirma que o Brasil pode estar sendo usado para fins comerciais e tem sua imagem prejudicada, ainda que a China não venha a impor um embargo sobre o produto nacional.

O executivo alerta ainda que o momento é de tensão entre China e Estados Unidos e quando a crise do coronavírus estava mais grave na China, muitos navios ficaram parados nos portos, a ponto de faltarem contêineres frigorificados no Brasil.

O grande concorrente do Brasil no fornecimento de proteína animal à China, os Estados Unidos, têm muito mais casos de coronavírus do que o Brasil. Mas não houve uma palavra contra a carne americana. A China quis provocar o Brasil para preservar os Estados Unidos, em um momento difícil da relação. estão fazendo a política de boa vizinhança, com fundo comercial.

Especialistas   dizem que o Brasil é um fornecedor que aceita praticamente tudo o que vem da China. E os principais clientes da carne de frango brasileira estão na Ásia e no Oriente Médio. Logo, uma notícia dessas ali é muito prejudicial.

José Augusto Castro diz ainda que o Brasil nunca tomou uma posição ativa (em relação à China), sempre aceita tudo passivamente. Sempre aceita reduzir o preço. Embora a China dependa do Brasil – pois somos o principal fornecedor de proteína e eles têm 1,4 milhão de habitante -, fica parecendo que só o Brasil depende da China.

Fonte : www.terra.com.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.