Mais de 50% dos piauienses nunca foi ao dentista

 Mais de 50% dos piauienses nunca foi ao dentista

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, divulgou no final da semana passada pesquisa que aponta que 48% dos piauienses nunca foi ao dentista. Vale ressaltar que o serviço público de saúde do Brasil beneficia a população com acesso a serviços odontológicos e diversas entidades de classe e cursos de odontologia de Universidades públicas e faculdades particulares oferecem atendimento odontológicos gratuitos e/ou a preços baixos.

A cirurgiã dentista, Ilana Freire atribui esse baixo índice de consultas odontológicas dos piauienses ao medo ainda cultuado pela população ao dentista e, também, a falta de cobertura do serviço em grandes áreas de mais difícil acesso dos centros urbanos.

Apenas 42% da população piauiense foi ao dentista no período investigado pela pesquisa, percentual pouco inferior ao verificado no país (49,4%). O Piauí teve a sexta menor proporção de idas ao dentista, atrás apenas do Ceará (41,9%), Rondônia (40,8%), Amapá (39,1%), Pará (35,5%) e Maranhão (34,6%). A população de Santa Catarina foi a que mais fez consultas odontológicas no período (59,6%). Em Teresina, o percentual de idas ao dentista foi de 46,2%.

 A proporção de pessoas que consultaram um dentista foi maior para as mulheres (45,7%) do que para os homens (38%). As pessoas de cor branca também foram ao dentista em maior proporção (44,8%) do que aquelas de cor preta (40,3%) ou parda (41,3%). O percentual foi maior nos grupos de idade de 18 a 29 anos (52,4%) e foi menor entre aqueles com 60 anos ou mais de idade (21,7%).

O levantamento também mostra que a proporção de consultas odontológicas aumenta quanto maior o nível de instrução. Apenas 33,9% da população piauiense sem instrução ou ensino fundamental incompleto foi ao dentista, proporção que vai a 47,1% entre aqueles com ensino fundamental completo ou médio incompleto. A proporção chega a 54,1% entre as pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto e alcança 66% da população com ensino superior completo.

Com informações do IBGE

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.