Estrada nova dos Cerrados destruída pela chuva

 Estrada nova dos Cerrados destruída pela chuva

Com início de plantio previsto para esta semana, produtores de grãos do Cerrado piauiense vivem novamente o medo de ter que enfrentar mais uma vez as péssimas condições de estradas para realizar o seu trabalho.

Logo na primeira chuva, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (12), o trecho da PI-392, recém iniciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), desmanchou-se por completo trazendo de novo a mesma preocupação dos anos anteriores. A obra licitada é aguardada há mais de sete anos não resistiu à primeira chuva.

“Era visto que na primeira chuva ia cortar novamente. Só foi colocada terra nos buracos sem compactação e sem escapes de água”, afirma Abel Pieta, produtor rural na Serra das Laranjeiras e ex-presidente do sindicato dos produtores rurais de Bom Jesus.

Segundo o ex-presidente da Aprosoja Piauí, que é produtor da região de Bom Jesus era um mal anunciado. “Tocar uma reforma dessas, sem fazer desvio de agua e sem contenções é como um médico que opera e esquece a tesoura dentro. Isso é um remendo, uma gambiarra. Não é asfalto. Por ser mera areia, se não desvia a água, dá no que deu de novo”. Moyses Barjud.

É a ligação, entroncamento entre as cidades de Bom Jesus, Baixa Grande do Ribeiro e Vila Nova Santa Rosa, que fica na área territorial da cidade de Uruçuí. Portanto um trecho de interligação de atrás produtoras de suma importância para o Agronegócio do Piauí

É grande a expectativa de escoamento de grãos do Piauí para o porto de Itaqui, no Maranhão, que passa por essa ladeira que liga as duas principais regiões produtores do Piaui: microrregião de Bom Jesus (Bom Jesus, Gilbues, Monte Alegre, Redenção, Currais e Palmeira do Piaui) e Baixa Grande do Ribeiro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.