Desempenho do Dr.Pessoa na campanha eleitoral repercute na mídia Nacional

 Desempenho do Dr.Pessoa na campanha eleitoral repercute na mídia Nacional

Confira reportagem publicada nesse final de semana no jornal Diário do Nordeste

Com Dr. Pessoa, oposição avança na disputa em Teresina e ameaça destronar PSDB da capital do Piauí

Um médico lidera a corrida eleitoral em Teresina e ameaça destronar o PSDB do comando da capital do Piauí. José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, 74, concorre pelo MDB, com o vice (Robert Rios) indicado pelo PSB. Na pesquisa do Ibope divulgada na última sexta (16), ele aparece com 34%.

Legenda: Líder da pesquisa Ibope sobre sucessão em Teresina, Dr. Pessoa diz que começou a trabalhar com 5 anos para ajudar a família e só começou a frequentar a escola aos 15; ele migrou para o Rio de Janeiro, onde se envolveu com o movimento estudantil e se formou médico
Foto: Alepi

O emedebista, que foi filiado ao Solidariedade até o ano passado, conta com um bom “recall” devido à participação em campanhas majoritárias recentes. Em 2018, o então deputado estadual Dr. Pessoa perdeu a vaga de governador para Wellington Dias (PT). Antes, em 2016,  tinha sido derrotado pelo prefeito tucano Firmino Filho na campanha de reeleição.

Já o atual candidato do PSDB, o economista e ex-secretário de Educação Kleber Montezuma, tem só 18%, empatado tecnicamente com Capitão Fábio Abreu (PL), deputado federal e ex-secretário de Segurança Pública de Wellington Dias, que aparece com 16%.

A chapa de Montezuma conseguiu unir PSDB, PDT, PSL e partidos do centro – Progressistas (que indicou o vice, o sargento R. Silva), DEM, Podemos, PV, Avante, PMB-, enquanto a coligação do Capitão tem Republicanos (indicou a vice, a Pastora Diana), PMN e PTB.

Oficialmente, o governador apoia o candidato do seu partido, o petista Fábio Novo, ex-secretário estadual de Cultura e deputado estadual, que aparece só com 6% na pesquisa do Ibope.

No Palácio do Karnak, sede do Governo do Piauí, não se alimentam expectativas de que Fábio Novo decole. Para Wellington Dias, importante é tirar Teresina das mãos dos tucanos. Não seria uma surpresa um apoio do governador ao Capitão ou até ao Dr. Pessoa.

A disputa tende a ir para o segundo turno (29 de novembro), a julgar pelos números do Ibope. Teresina sofre com a briga histórica entre os grupos políticos que estão no poder nos âmbitos municipal (tucanos) e estadual (petistas).

Quem hoje manda na capital não se entende com a sigla que governa o Estado do Piauí. Para o atual governador, importante é tirar o PSDB do Palácio da Cidade após dois mandatos de Firmino Filho, que tem 58% de aprovação na pesquisa Ibope, enquanto Wellington Dias tem avaliação positiva de 63% (sendo 28% de ótima/boa e 35%, regular).

Fonte: Diário do Nordeste

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.