Publicado decreto da “Lei seca” no Piauí

 Publicado decreto da “Lei seca” no Piauí

Depois de seis dias consecutivos com o crescimento do número de mortes por covid-19 no Piauí e com divulgações de ocupação total leitos nos leitos hospitalares dos hospitais de Teresina que tratam as vitimas de doença, o governador do Piauí, Wellington Dias anunciou hoje medidas mais rígidas para combater o novo coronavírus no estado, entre elas a “lei seca” que proíbe a venda de bebidas alcoólicas.

Conforme anunciado no início da semana, o Governador decretou lei seca a partir de zero hora desta sexta-feira(23).

O decreto foi publicado no diário oficial do Estado nesta quinta-feira(22).

D E C R E T O:
Art. 1º Fica vedado, a partir das 24 horas do dia 23 de outubro até as 24 horas
do dia 25 de outubro:
I – o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos;
II o consumo de bebidas alcoólicas no entorno de estabelecimentos privados como bares e restaurantes, dentre outros, ficando ressalvado o consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente sentados em cadeiras e acomodados em mesas, respeitando o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros e as demais medidas higienicossanitárias estabelecidas no Protocolo Específico nº 021/2020 Serviços de Alimentação e Bebidas em Geral.
§ 1º A permanência da vedação nos demais finais de semana dependerá de nova avaliação do Comitê de Operações Emergenciais COE.
§ 2º As medidas sanitárias de contenção da covid-19 recomendadas no Parecer Técnico do COE, de 18 de outubro de 2020, que afetam o processo eleitoral e a atuação de partidos políticos, candidatos e eleitores deverão ser submetidas aos órgãos da Justiça Eleitoral em atuação no Estado do Piauí.
Art. 2º Fica determinado que as equipes do Programa Emergencial de Busca Ativa Covid-19, instituído pelo Decreto nº 18.972 de 08 de maio de 2020, devem intensificar suas ações de rastreamento de pessoas contaminadas pelo novo
coronavirus.
Art. 3º A fiscalização das medidas determinadas no art. 1º deste Decreto será exercida pela Vigilância Sanitária Estadual,

DOE Decreto nº 19.278

Após reunião do Comitê de Operações Especiais (COE) Ampliado, para discutir novas medidas de controle ao coronavírus. O Governador solicitou ao COE um relatório detalhado indicando quais municípios registram maiores índices de infecção pelo coronavírus. A ideia é planejar medidas específicas e isoladas para as áreas mais críticas.

Dados apresentados na reunião mostram que a média de óbitos pela Covid-19 no Piauí, subiu 18% nas últimas duas semanas, gerando preocupação nas autoridades. Em números absolutos, a média de mortes passou de 9,8 para 10,3 por dia, no intervalo de uma semana. O entendimento é que a população relaxou nos cuidados e a fiscalização das medidas de segurança higiênico-sanitárias deve ser endurecida.

Os dados mostram ainda que a média de casos confirmados da doença também cresceu. Foram 576 infectados por dia na última semana, contra 547 na semana anterior. Presentes ao encontro, membros do COE apontaram como possíveis causas do crescimento, as aglomerações de pessoas em eventos sociais e políticos, além do descumprimento das medidas higiênico-sanitárias. “Evitamos o cenário catastrófico de 33 mil óbitos estimados no início da pandemia, mas a doença não passou e estamos longe de uma situação de conforto. Não podemos ser apenas reativos e chegarmos ao ponto de lotar nossa rede de saúde. Precisamos de medidas restritivas especialmente nas reuniões políticas”, pontuou o diretor do Hospital Natan Portela e médico infectologista José Noronha, membro do COE.

Os excessos verificados após o início da campanha eleitoral foram destaque na discussão. Tanto a justiça eleitoral como o Ministério Público entendem que partidos e candidatos precisam respeitar o regramento sanitário que proíbe grandes aglomerações. “Vemos com preocupação esse crescente número, verificado depois que iniciou o processo de propaganda. Os políticos lideram mas não têm como conter a força do eleitorado. Estamos vendo passeatas, carreatas, onde o uso de mascara é desprezado. Candidatos também abraçam eleitores, coisa inadequada”, alertou o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Erivan Lopes.

No último boletim divulgado pela secretaria estadual de saúde, oito pessoas haviam morrido vitima da covid-19.

Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 766 casos confirmados e oito óbitos pelo novo coronavírus, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, na noite desta quarta-feira (21).

Dos 766 casos confirmados da doença, 360 são mulheres e 406 homens, com idades que variam de dois meses a 95 anos.

Seis homens e duas mulheres não resistiram às complicações da Covid-19. Eles eram naturais de Elesbão Veloso (29 e 82 anos), Ipiranga do Piauí (60 anos), Pedro II (89 anos), Teresina ( 85 anos) e Uruçui (79 anos) Já elas são de Teresina ( 77 e 86 anos). Todas as vítimas possuíam comorbidades.

Os casos confirmados no estado somam 108.346 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2.322 e foram registrados em 179 municípios. Até agora, morreram 1.345 homens e 977 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 454 ocupados, sendo 265 leitos clínicos, 188 UTIs e um leito de estabilização. As altas acumuladas somam 5.334 até o dia 21 de outubro.

A Sesapi estima que 105.568 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.