UFPI sedia prova digital do ENEM

 UFPI sedia prova digital do ENEM

Laborário da Matemática no CCN, um dos espaços da UFPI onde serão aplicadas as provas do Enem Digital

Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 serão aplicadas as provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), essa será a primeira vez que o exame será aplicado na versão digital. A versão impressa do exame será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. No Piauí, foram inscritos 1.392 candidatos para fazer a prova na versão digital e 133.786 inscritos para o Enem impresso, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A realização da prova digital ocorrerá nas cidades de Teresina e Parnaíba.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Ministro Petrônio Portella em Teresina, será local de prova também da versão digital. No segundo semestre de 2020, a Fundação CESGRANRIO, organizadora do ENEM digital, esteve na UFPI para avaliar os laboratórios de informática da Instituição e homologou mais de 300 computadores para a aplicação da prova. A visita dos técnicos da Fundação CESGRANRIO foi aprovada pelo Comitê Gestor de Crise da UFPI e seguiu todos os protocolos e recomendações de segurança. Na UFPI, as provas do Enem Digital ocorrerão em computadores do CCA, CCN, CCS, CT, CCE e CCHL, além do Colégio Técnico de Teresina e da Biblioteca Comunitária.

A UFPI participa da realização do ENEM no Piauí desde o primeiro ano em que o exame passou a ser o meio de acesso dos estudantes ao ensino superior. A Instituição disponibiliza a estrutura predial com os recursos necessários para a realização das provas.

professor_leonardo_sti.jpeg

Prof. Leonardo Ramon Nunes de Sousa, Superintendente de Tecnologia da Informação da UFPI

Segundo o Superintendente de Tecnologia da Informação da UFPI, Prof. Dr. Leonardo Ramon Nunes de Sousa, a habilitação da UFPI como local de prova também na versão digital representa uma grande iniciativa, já que a Instituição passa por transformações de adequação às orientações de sustentabilidade, como a digitalização de todos os processos físicos. “Para a UFPI, é um grande pioneirismo nessa etapa e, automaticamente, visualizamos que, em virtude da pandemia e de questões de isolamento social, num futuro próximo até dispositivos móveis dos próprios alunos serão habilitados para uma prova digital. De maneira que a UFPI vai caminhando para esse novo paradigma de utilização de provas remotas. E serve também para a Instituição, a partir de sua comissão preparatória de concursos, que é a COPESE, se adequar e se espelhar no exemplo que será o ENEM digital, com toda segurança da informação e na parte computacional”, frisou.

ENEM Digital

A modalidade é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios definidos no edital, com número respectivo de vagas. Nesta edição, apenas os estudantes concluintes, ou que já terminaram o ensino médio em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade puderam se inscrever para fazer as provas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação e não será possível utilizar equipamento pessoal.

ENEM 2020

Segundo o Inep, estão confirmados 5.783.357 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. São 5.687.271 inscrições para o Enem impresso e 96.086 para o Enem Digital, novidade desta edição. A maioria dos interessados em fazer o Enem 2020 já finalizou os estudos: 65,6% concluíram o ensino médio em anos interiores, um total de 3.794.543 participantes. Do total de inscritos confirmados, 83% efetuaram inscrição gratuita, por atenderem aos critérios de isenção especificados pelos editais ou estarem concluindo o ensino médio em escola pública neste ano.

Mais informações sobre o Enem estão disponíveis na página: https://enem.inep.gov.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.