Silvio Mendes e entidades iniciam movimento de oposição a prefeitura de Teresina

 Silvio Mendes e entidades iniciam movimento de oposição a prefeitura de Teresina

Desde o início da semana recebemos, através de redes sociais, vídeos e textos lamentando o corte da manutenção pela prefeitura de Teresina de ações de iniciativas da Ação Social Arquidiocesana, movimento ligado a igreja católica e também de entidades terapêuticas e políticos tem sido enviados ao Portal Política Piauí.

 

“Fomos surpreendidos na tarde de ontem com oficio da prefeitura/SEMCASPI informando do corte de 100% de 04 serviços executados pela ASA em parceria com a prefeitura. Dentre eles o “Levanta-te, Vem Para o Meio”, serviço este que atua no atendimento de promoção ás pessoas com deficiência, que num momento de ampliação, vem essa noticia de corte, sem antes receber uma visita da secretária para conhecer o serviço, sua atuação, as pessoas beneficiadas, a abrangência, os impactos que podem causar com a não continuidade do serviço, sem conhecer as parcerias firmadas, sem conhecer os projetos que estamos executando e outro que estamos construindo, enfim, sem diálogo, à revelia. Por isso, estamos conclamando a todos/as que apoiam e acreditam no nosso trabalho que também se manifestem. Pois, essa postura sinaliza que todas as instituições estão ameaçada dentro desse contexto. É um absurdo!”

O ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes também tem publicado textos denunciando ações de cortes financeiros da prefeitura de Teresina.

“VOCÊ SABE DESSA HISTÓRIA?

A Fazenda da Paz, que cuida de dependentes químicos desde 1994, foi criada pelo padre italiano Pedro Balzi com apoio de Dom Fenelon Câmara e entregue ao iluminado mineiro Célio, ex-dependente e traficante de drogas. E aqui tem reparado seus pecados.
No início acolheu em barracas de plásticos pretos no interior de Timon. Hoje tem a seguinte estrutura:
1. Terra da Esperança (800ha)
2. Flor de Maria (240 ha)
3. Luz de Vida na Cacimba Velha
4. Unidade Feminina no Canaã
5. Administra o Restaurante Popular no Mercado Velho (1.000almoços/dia a 2,50reais Tem: campo agrícola, oficinas mecânica marcenaria, produz cajuina (fábrica doada pela Petrobras),etc.
6. Pode receber 375 dependentes, reduzidos pela pandemia, piauienses e do Amapá a Minas Gerais. As famílias dos internos não pagam.
7. Tem 72 funcionários com carteiras assinadas, incluindo psicólogos, assistente social, pedagogos, contador e mais os voluntários.
8. O custo médio por interno é de 2.320,00 (bem menor do que um presidiário). Mas recebe da Prefeitura de Teresina 1.350,00 por 45 vagas; do Governo do Piauí 800,00 por adulto e 1.200,00 por adolescente; e da União 1.176,00. Tem um total de 185 vagas com ajuda do Poder Público.
9. A média de recuperação é de 68% em um ano internado, com 8% de recidiva. Foi considerado pelo Ministério da Justiça, através de pesquisa da Universidade Federal do RS, como o melhor Centro de Recuperação de dependentes químicos do Brasil, em 2014!
10. EPÍLOGO: a Prefeitura de Teresina, neste 2 de fevereiro de 2021 comunicou a SUSPENSÃO do seu contrato com a Fazenda da Paz, conforme distrato anexo.
11. Estou enviando cópia ao Prefeito de Teresina, Vice-Prefeito, Ministério Público, imprensa e cidadãos para conhecimento”.

O Portal Política Piauí, falou com o vice-prefeito de Teresina, Robert Rios sobre o assunto e ele argumentou que a ação era da Igreja e não da prefeitura.

A assessoria de imprensa da prefeitura enviou a seguinte nota de esclarecimento.

“Durante auditoria já realizada foram encontradas distorções em alguns contratos entre os valores pagos e os serviços executados, o que gerou a suspensão do mesmo a fim de averiguação.

A prefeitura informa ainda que novas ações sociais serão implantadas pela nova administração, principalmente, aquelas visando o cuidado com moradores de rua e aquelas com objetivo de combater a fome da periferia, sempre atendendo o interesse público”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.