Barreiras sanitárias identificam 86 novos casos de covid-19 no litoral

 Barreiras sanitárias identificam 86 novos casos de covid-19 no litoral

Agentes de saúde, em parceria com a policia militar, realizaram nesse final de semana, barreiras de fiscalizações do Programa Busca Ativa no litoral do Piauí. O objetivo é diminuir a transmissibilidade do vírus e por meio da redução da circulação das pessoas nas ruas e identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavirus.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), está intensificando as ações do Programa Busca Ativa para conter o avanço da Covid-19 no Piauí. Com equipes em 220 municípios, no último fim de semana, de 15 a 18 de abril, o foco do trabalho foi no Território Planície Litorânea.

As barreiras foram montadas em cinco  municípios.  Os agentes abordam os passageiros e é feito uma averiguação da saúde dessa pessoa. Em caso de suspeita de sintomas é feito o teste rápido e caso confirmado, a pessoa é encaminhada a um centro médico especializado.

As equipes realizaram barreiras sanitárias nos municípios de Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Barra Grande e Parnaíba, onde mais de sete mil pessoas e mais de três mil veículos foram abordados.

Segundo a Secretaria de Saúde de Luiz Correia, Marcela,  mais de 25% das pessoas abordadas que estavam com sintomas da covid-19, testaram positivo para contaminação pelo novo coronavirus. Ela reafirma que o trabalho é para fortalecer a identificação precoce dos casos da Covid-19 entre os visitantes e também para orientar a população.

Barreira para conter a Covid-19 no Piauí

“As barreiras sanitárias estão trabalhando com o Programa Busca Ativa, no intuito de prevenção, promoção da saúde, orientação, monitoramento, verificação de temperatura, distribuição de máscaras, ofertando e ensinando a fazer o uso do álcool em gel e a higienização das mãos, além de fazer a testagem nas pessoas”, afirmou a gerente de Atenção Básica da Sesapi e coordenadora do Programa Busca Ativa, Dília Falcão.

Na ação, 336 testes rápidos para Covid-19 foram realizados, no qual 250 tiveram resultado negativo e 86 foram positivos.

Segundo a coordenadora, as pessoas que testam positivo são acompanhadas. “A maioria mora nos municípios, outras eram turistas, que foram orientados a retornar para suas residências. O trabalho é para fortalecer a identificação precoce dos casos e orientar a população para evitar o aumento da contaminação”, disse Dília Falcão.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.