Sinduscon sugere investimento tecnológico para Teresina

 Sinduscon sugere investimento tecnológico para Teresina

Sinduscon sugere investimento tecnológico e corpo técnico em reunião sobre o Plano Plurianual (2022-2025)
Audiência pública ocorreu de forma online e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Teresina

O Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina) participou de audiência pública virtual com representantes da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) para discutir o Plano Plurianual (PPA) referente ao período de 2022-2025. O Plano visa avaliar os investimentos que devem ser realizados pela PMT para garantir avanço da cidade em diversos eixos, como a da construção civil. Os pontos centrais levantados pelo Sinduscon foram a pouca estrutura tecnológica e a quantidade de técnicos insuficientes para atender todas as demandas nas secretarias.

Durante a audiência pública online, importantes sugestões foram levantadas, como: investimento em tecnologia nas secretárias e SAAD’s (visando estabelecer conexões mais estáveis); fazer a alocação de funcionários para as secretárias que estão carentes de técnicos, como a Secretária de Meio Ambiente (SEMAM); reavaliar o perímetro urbano, uma vez que há muitas áreas que têm completa infraestrutura e estão caracterizadas como rural; e a necessidade de investir constantemente em um plano de desburocratização, entre outros aspectos.

Guilherme Fortes, presidente do Sinduscon Teresina, ressaltou que o Construa Fácil é um bom sistema, mas precisa funcionar bem. De acordo com ele, a falta de internet de qualidade nas secretarias da PMT gera entraves. Por isso, destaca que é preciso pensar a curto e longo prazo em estratégias eficientes. “Entendemos e sabemos as dificuldades da PMT. Hoje, a pessoa que está na SEMAM, por exemplo, tenta ao máximo ajudar. Mas o que repito é: por mais que tenha boa vontade, não vai conseguir porque uma pessoa sozinha não tem como dar vazão à engenharia de uma cidade toda”, observa.

Presente na reunião, Kárita Allen Pereira, da Secretaria Executiva de Planejamento Estratégico e Gestão (SEPLAG), relembrou que em relação à desburocratização dos processos, o Prefeito Dr. Pessoa criou uma Comissão e que há uma lei aprovada para liberação de alvarás para empreendimentos simples em até 48 horas. “Nos próximos dias teremos as definições claras de como essa lei vai funcionar efetivamente no município. A Comissão não vai ser extinta porque a gente precisa avançar em outras pautas, como colocaram aqui hoje. Inclusive, para empreendimentos acima de 500m²”, finaliza.

Para o Sindicato, o encontro representou uma oportunidade ímpar para apresentar as demandas do setor e desenhar formatos de atuação mais eficazes para os próximos anos.

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