Câmara debate impacto dos empréstimos consignados nas finanças dos aposentados

 Câmara debate impacto dos empréstimos consignados nas finanças dos aposentados

A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.

Trabalho - previdência - atendimento beneficiários benefícios previdenciários serviços públicos aposentadorias aposentados idosos pensão pensões INSS seguridade (Agência da Previdência Social em Ceilândia-DF)
Pagamento de empréstimos tem comprometido o orçamento de idosos

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta sexta-feira (2) para discutir o tema: “A crise social gerada por empréstimos consignados”.

O debate é uma iniciativa do deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG). Ele afirma ser cada vez maior o comprometimento dos proventos de aposentados e pensionistas para o pagamento desses empréstimos, adquiridos muitas vezes com o intuito de auxiliar familiares.

“Esse cenário de desarranjo total tem como causa a necessidade premente e crescente dos beneficiários da Previdência e de seus dependentes, levando-os a contrair tais empréstimos, que chegam a ameaçar sua própria subsistência”, reforça.

O parlamentar acrescenta que as instituições financeiras se esquecem de sua função social e “bombardeiam os aposentados com facilidades e múltiplas propostas, sendo que muitas, em conduta nada republicana, limitam-se a encaminhar-lhes informações sobre a contratação de tais empréstimos, que nem solicitados foram”.

Foram convidados para a audiência:
– o presidente do INSS, Leonardo José Rolim Guimarães;
– a advogada e professora Jane Lucia Wilhelm Berwanger;
– o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio de Araújo Boudens;
– a secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Edjane Rodrigues da Silva;
– o representante da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap) Obede Muniz Teodoro; e
– representantes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.