Construção civil cresce 2,7% no 2º trimestre deste ano, aponta IBGE

 Construção civil cresce 2,7% no 2º trimestre deste ano, aponta IBGE

Setor tem avançado no cenário de pandemia e contribuído para uma boa economia

Os novos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam crescimento no setor construtivo no país. A pesquisa mostra que, na medida que a economia nacional registrou relativa estabilidade (queda de -0,1%) no 2º trimestre de 2021, em relação aos três primeiros meses do ano — e frustrou as expectativas dos analistas de mercado, que aguardavam alta de até 0,2% —, a construção civil mostrou resiliência e cresceu 2,7% no período em análise.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina), Guilherme Fortes, pontua que o setor tem apresentado bons resultados desde o 3º trimestre de 2020. “Temos vivido um processo de retomada do nosso setor de forma constante, driblando as dificuldades para buscar alternativas efetivas para toda a nossa cadeia produtividade e sociedade. Dessa forma, temos contribuído para a economia nacional e, assim, para o enfrentamento deste cenário de pandemia que ainda vivemos”.

Todo o segmento tem estado otimista para os próximos anos. Importante salientar que a última estimativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para o resultado final do PIB da construção civil, em 2021, indicava alta de 4%. Com a retomada consistente do setor a partir dos recentes dados do IBGE a respeito dos empregos formais, por exemplo, a expectativa é que esta estimativa ultrapasse o esperado.

Contudo, a alta nos preços dos insumos na construção ainda é um ponto de atenção. Guilherme Fortes reforça que “os aumentos significativos nos materiais indispensáveis para o desempenho do setor é uma preocupação. Em uma realidade com preços estáveis e dentro da normalidade, sem dúvidas nosso setor cresceria ainda mais rapidamente. Porém, temos usando estratégias de atuação e nos mantido atentos às oportunidades”, endossa o gestor.

Os dados ainda mostram que, numa análise comparativa com o ano passado, no 2º trimestre de 2021 o setor cresceu 13,1%. Entretanto, vale relembrar que devido aos primeiros meses da pandemia, de abril a junho, os números apontam que o segmento construtivo no país teve queda de 13,6%, mas atualmente caminha para a sua estabilidade e crescimento.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.