Produção de tomate e de cana-de-açúcar deve crescer no Piauí

 Produção de tomate e de cana-de-açúcar deve crescer no Piauí

                Enquanto outras culturas devem enfrentar quedas na produção, o tomate e a cana-de-açúcar se destacam pelos crescimentos esperados na safra piauiense de 2021. A previsão do mês agosto aponta para aumentos de 13,77% no volume de tomate e 19,01% na quantidade de cana-de-açúcar na comparação com a expectativa que se tinha em janeiro. Os dados são do Levantamento Sistemático da Safra Agrícola (LSPA) produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

                As previsões também mudaram, de janeiro a agosto, com relação à extensão da área plantada e da área a colher. Cerca de 186 hectares devem ser cultivados com tomate e a expectativa é que haja colheita em toda essa área. O aumento é de 12,73%, pois, em janeiro, esperava-se que apenas 165 hectares fossem plantados e colhidos durante o ano.

A área plantada de cana-de-açúcar deve chegar a 21,2 mil hectares, quantidade 9,13% superior ao esperado no início do ano, cerca de 19,5 mil hectares. A extensão em que deve haver colheita passou dos 16,1 mil hectares previstos em janeiro para 17,8 mil hectares em agosto. O incremento, da ordem de 11,05%, deve se dar “em virtude de novas áreas que entraram em idade de corte, bem como melhorias na expectativa de rendimento médio”, comenta o supervisor de Pesquisas Agropecuárias do IBGE no Piauí, Pedro Andrade.

Enquanto o tomate deve ter rendimento apenas 0,92% superior ao previsto em janeiro, a cana-de-açúcar deve ter aumento de 7,17%. O rendimento do tomate deve subir de 33,4 mil quilos por hectare para 33,7 mil. Já a cana-de-açúcar deve passar dos 57,9 mil quilos por hectare para 62 mil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.