Bolsonaro quer alterar lei para decidir sobre passaporte vacinal

 Bolsonaro quer alterar lei para decidir sobre passaporte vacinal

BRASILIA, BRAZIL – JUNE 29: President of Brazil Jair Bolsonaro speaks during an event to launch a new register for professional workers of the fish industry at Planalto Government Palace on June 29, 2021 in Brasilia, Brazil. Health Minister, Marcelo Queiroga, announced after the event and in conversation with journalists, that the contract with the Covaxin vaccine is suspended. (Photo by Andressa Anholete/Getty Images)

Presidente da República quer mudar lei para que estados e municípios não possam instituir obrigatoriedade de vacina contra a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar medidas que restrinjam o ingresso e circulação de pessoas em espaços públicos e privados somente com a comprovação da vacinação contra o coronavírus. O chefe do Executivo Federal disse que busca alternativas para mudar a lei e restringir ao governo federal o poder de tomar decisões sobre o chamado passaporte da vacina – ao qual ele se opõe com veemência.

“Eu poderia, como eu posso hoje em dia, partir para uma vacinação obrigatória, mas jamais faria isso porque, apesar de vocês não acreditarem, eu defendo a verdade e a democracia. Agora, não pode dar para prefeitos e governadores essa liberdade. Sei que a maioria não está adotando isso, mas tem alguns que já estão ameaçando, ameaçando demissão”, complementou Bolsonaro.

Cidades médias e grandes, como o Rio de Janeiro, têm exigido a vacinação contra a Covid-19 para permitir a participação da população em eventos culturais e sociais, além do acesso a serviços públicos, como o Detran – como acontece na Bahia.

“A ideia é que parta pelo nosso governo [decisões sobre passaporte vacinal]. Com todo respeito a todos os prefeitos do Brasil, mas tem município que talvez tenha um, dois, médicos ou que não tem nenhum médico. Como é que o prefeito pode tomar uma decisão? Ou mesmo tomar uma decisão ouvindo poucas pessoas. Por muitas vezes, tem município grande também, eu vejo tendências autoritárias. Você tá mexendo com a vida de terceiros”, argumentou Bolsonaro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.