Estado e prefeitura de Teresina não cumprem recomendação do MP de retorno das aulas presenciais

 Estado e prefeitura de Teresina não cumprem recomendação do MP de retorno das aulas presenciais

O Ministério Público do Piauí recomendou o Governo do Estado e os prefeitos do Piauí para que executem as adequações necessárias para que as escolas públicas possam receber aulas presenciais no ano letivo de 2022.

As providências recomendadas pelo MP são para que as instituições iniciem o ano letivo de forma presencial em todos os estabelecimentos de ensino com respeito aos protocolos de segurança sanitária para evitar a disseminação da Covid-19.

Ainda segundo o documento, o MP recomenda que a retomada das atividades escolares presenciais seja considerada prioridade absoluta em relação às demais atividades socioeconômicas.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que o COE Estadual e Municipal estão de acordo com o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal e Estadual de Ensino.

A Prefeitura de Teresina se comprometeu a reiniciar as aulas presenciais da rede pública municipal nesta terça-feira (22) mas os professores estão em greve.

As aulas da rede pública municipal foram suspensas após decreto do prefeito, Dr. Pessoa (MDB), devido ao agravamento da pandemia da Covid-19. A medida valia por 15 dias, podendo ser prorrogada.

O secretário de Governo, André Lopes, informou que retomada das aulas presenciais considerou a redução na taxa de transmissão do coronavírus e ocupação dos leitos.

Segundo André Lopes, o decreto deve definir se o retorno das aulas será no formato híbrido, com 50% presencial e a outra metade remoto. Um dos pontos já definido trata-se da não exigência do certificado de vacinação contra Covid-19 para professores e alunos.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que todos os protocolos sanitários foram adotados para o retorno as aulas presenciais.

Entre as escolas estaduais que iniciaram ontem(21) as aulas na abordagem remota estão os Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Portal da Esperança e Professor Paulo Machado de Resende.

Seguindo o cronograma da Secretaria de Educação (Seduc) para as atividades escolares na rede estadual de educação do Piauí, teve início, nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, o período letivo de forma remota. Neste primeiro momento, as unidades escolares poderão iniciar as aulas utilizando ferramentas e/ou plataformas digitais, além de contarem com o auxílio das aulas do Canal Educação. Entre as escolas que iniciaram as aulas na abordagem remota estão os Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Portal da Esperança e Professor Paulo Machado de Resende.

Localizada no residencial Nova Teresina, zona norte da capital, o Ceti Portal da Esperança, que oferta o Ensino Médio para 185 estudantes na modalidade de tempo integral,  promoveu encontro pedagógico junto aos pais, responsáveis e os alunos para apresentação dos projetos a serem desenvolvidos no semestre letivo, segundo declarou a gestora  declarou a gestora escolar Socorro Magalhães. “Entre os projetos destaques para o início do ano letivo estão os trabalhos envolvendo aulas de astronomia, “Meu Universo sustentável”, Empreendedorismo e os cursos de iniciação na área de informática como web designer e designer gráfico, este em parceria com a comunidade escolar”, explicou.

Os estudantes do Ceti Prof. Paulo Machado, situado no Residencial Wilson Martins Filho, Vale do Gavião, zona Leste de Teresina, também iniciaram o semestre letivo com o acolhimento no formato on-line para os 215 estudantes. O gestor escolar, Marcos Laécio, registrou o momento de acolhida para apresentar os professores e planejamento à toda comunidade escolar. “Iniciamos as aulas remotas hoje com uma acolhida para todos os alunos, na qual foram abordados temas como novo ensino médio, regimento interno e projetos desenvolvidos na escola. Os pais também foram convidados para participar e os alunos mostraram-se muito ansiosos para o retorno”, comentou.

Os estudantes assistirão às aulas por meio de plataformas, durante essa semana, até o retorno das aulas presenciais. “A partir de 3 de março retornaremos ao formato presencial seguindo todos os protocolos de segurança com força total”, pontuou Marcos Laécio.

Erick Valdir, estudante da 2ª série do Ensino Médio, comemorou o encontro com a turma ainda no ambiente virtual, porém não escondeu a ansiedade de encontrar a turma em seguida. “Estou muito ansioso neste início das aulas. Na nossa turma as expectativas são as melhores para as voltas das aulas, pois entendemos que estando presente em sala será a melhor forma de aprender e teremos o melhor desenvolvimento. Muitos colegas tiveram dificuldade para aprender pelo celular, então com a volta presencial a expectativa para 2022 é que tudo volte da melhor forma. Nos foi apresentado o planejamento e falado sobre a higienização, assim sabemos que seremos bem recebidos na escola”, disse o estudante.

As atividades escolares de forma presencial terão início a partir de 3 março, respeitando os critérios de segurança sanitária para estudantes, professores e demais trabalhadores. Na impossibilidade da escola iniciar de forma integralmente presencial, poderá utilizar a abordagem híbrida e em situação excepcional, desde que justificada via processo formal.

Será autorizado o funcionamento remoto, utilizando das estratégias propostas via Plano de atendimento ou via mediação tecnológica, após análise da Gerência Regional de Educação em que a escola é jurisdicionada e autorização da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar da SEDUC. As medidas adotadas pelo Governo do Piauí, com bases científicas do Comitê de Operações Especiais (COE), tem o objetivo de barrar a transmissão da nova variante da COVID-19.

Segundo a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, as unidades escolares seguem nos preparativos para o retorno seguro do semestre letivo.

“Nestas últimas semanas, a Seduc está organizando preparativos para o início do período letivo de 2022  com o processo de acolhimento dos profissionais estudantes e, na sequência, a execução das atividades pedagógicas. Este ano temos a certeza que alcançaremos resultados positivos como nos anos anteriores”, afirmou a gestora.

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