Prefeitura oferece aulas de dança para mulheres acima de 50 anos

 Prefeitura oferece aulas de dança para mulheres acima de 50 anos

Para muitas mulheres, passar dos 50 anos significa ficar em casa descansando ou brincando com os netos, mas no Grande Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Teresina (PMT), por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), vem transformando a vida delas. O Projeto Dançando com Experiências, que ocorre no Teatro João Paulo II, é voltado apenas para mulheres com idade a partir de 50 anos, onde elas participam de atividades voltadas para a dança e podem interagir e movimentar o corpo, ficando mais ativas no dia a dia.

Para a professora Elizabeth Báttali, o “Dançando com Experiências” tem tido um propósito especial na vida dessas mulheres, já que, segundo ela, muitas delas iniciam nas turmas, são tímidas e sem novas expectativas. Para a professora, algumas delas também acabam se descobrindo, tendo um novo propósito na vida, se tornando mais comunicativas e participativas em diversas atividades.

“Temos no projeto casos de mulheres que já estavam com dificuldades de locomoção, com dores no corpo e outras até com o psicológico abalado por conta de não terem uma rotina produtiva. Aqui trabalhamos para que a dança as façam fugirem de muitos problemas, como, por exemplo, o isolamento social, já que elas acabam se socializando com outras alunas”, conta Elizabeth Báttali, afirmando ainda que as turmas também se apresentam ao público em eventos que ocorrem dentro do teatro e em outras atividades públicas que ocorrem pela cidade, melhorando a autoestima das alunas.

Uma dessas alunas é a aposentada Lúcia Braga, de 65 anos. Ela conta que chegou no projeto com diversos problemas, inclusive alguns provocados pela separação. Para Lúcia Braga, a dança vem transformando a sua vida em vários aspectos, inclusive no fato dela estar mais ativa junto à família e as amigas.

“Estou me sentindo mais leve, consigo até fazer atividades que antes não conseguia, me tornei uma nova mulher, pois encarei minha timidez e inclusive venho fazendo coisas que não fazia na minha juventude, pois nunca me vi dançando em um palco se apresentando para uma plateia”, diz Lúcia Braga.

NOVA TURMA

Parado por conta da pandemia, o projeto será reativado este ano, de acordo com Ênio Portela, presidente da FMC, na próxima segunda-feira (7), o Teatro João Paulo II estará abrindo novas vagas para as mulheres da região do Dirceu que tenham interesse em participar das aulas. O presidente da FMC fala que a gestão municipal tem trabalhado para levar cultura para todos os pontos da cidade, fazendo com que haja uma melhor participação da população nos serviços oferecidos pela fundação.

“Temos trabalhos com jovens que já ocorrem nos bairros, estamos agora fortalecendo esse trabalho com pessoas acima de 50 anos, garantindo o prosseguimento de um pedido do prefeito Dr. Pessoa, de oferecer cultura para todos os moradores de Teresina”, conta Ênio Portela.

O Teatro João Paulo II fica localizado na avenida Joaquim Nelson, S/N, bairro Parque Ideal, na zona Sudeste de Teresina. As inscrições poderão ser feitas de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.