Câmara Municipal realiza audiência sobre políticas públicas para mulheres

 Câmara Municipal realiza audiência sobre políticas públicas para mulheres

Por iniciativa do vereador de Teresina Evandro Hidd, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir políticas públicas para mulheres

Representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, participaram na manhã dessa quinta-feira (17), da audiência em defesa dos direitos das mulheres no município. A audiência teve participação de parlamentares, gestores públicos e de membros de movimentos sociais.

O vereador Evandro-PDT destacou a importância de se debater novas políticas públicas e também maior articulação entre os órgãos e entidades ligadas à rede de proteção e defesa da mulher.

Duas mulheres vítimas de violência doméstica enviaram um pedido à Câmara Municipal para realização da audiência, visando discutir a situação de vulnerabilidade das mulheres. A sessão foi presidida pelo vereador Evandro Hidd.

Na plenária, a secretária Karla Berger, apresentou dados da gestão sobre as ações efetivas oferecidas pelo Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (CREG), serviço vinculado à Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) da Prefeitura de Teresina, ao longo de 2021.Um dos objetivos da comissão é propor que mais recursos sejam assegurados a ações de atenção à mulher.

“Estamos realizando um grande trabalho nas áreas de prevenção à violência” destacou Karla Berger, que adiantou: “precisamos melhorar ainda mais os nossos serviços, se conseguir através de emendas parlamentares, vocês imaginam o quanto isso será bom para todas as mulheres”.

Thatiana Seixas, da União Brasileira das Mulheres do Piauí (UBMPI), falou sobre como a união de vários entes podem ajudar na proteção dessas mulheres. “Ė preciso uma integração porque a política pública tem que ser feita em toda cidade na segurança, no transporte, na saúde”, ponderou.

Na reunião ainda foram definidos encaminhamentos sobre a construção do Hospital da Mulher, um abrigo municipal para as mulheres vítimas de violência sexual e a entrega regular de absorventes nas UBSs. Integrantes do Ministério Público (MPPI), da Guarda Maria da Penha também discutiram assistência pública garantindo que as vítimas tenham condições de readaptar a sua vida longe do contexto da violência.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.