Deputado Evaldo defende projeto da Vereadora Fernanda para criação da cooperativa de condutores de APPs

 Deputado Evaldo defende projeto da Vereadora Fernanda para criação da cooperativa de condutores de APPs
A vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade) levou a Prefeitura Municipal de Teresina a proposta da criação de uma cooperativa para motoristas e entregadores de aplicativo

Fernanda esteve com os representantes dos motoristas por aplicativos e entregadores de deliverys, através das entidades AMATEPI, ASSENAP, ASMETIT E SINDMAPI e Aplicativo O TOP, para uma reunião de apresentação ao secretário de governo André Lopes.

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí dessa quinta-feira (17), o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) disse que está em conversas com Dr. Pessoa, prefeito de Teresina, para ser criada uma cooperativa de motoristas de aplicativo na capital.

“A proposta é garantir a sustentabilidade e o crescimento contínuo da atividade cooperativista que a Lei Municipal 4.812 confere. Também iremos levar a Strans a possibilidade de pontos de embarque e desembarque no aeroporto e rodoviária. A plataforma local ficará com 8% dos lucros e repassará 92% dos ganhos para os motoristas e entregadores.” afirmou a Vereadora Fernanda.

O deputado Evaldo acredita que a medida ajuda esses trabalhadores que estão sendo prejudicados pelo aumento dos preços dos combustíveis e pelas altas taxas cobradas pelos aplicativos. “Essa cooperativa terá o poder de cobrar o valor x, em torno de 8% dos motoristas, e o restante, os 92%, ficaria, sim, para o dono do carro, aquele que faz o serviço, diariamente, ou de delivery, ou transportando passageiros”, detalhou Evaldo Gomes.

A criação dessa cooperativa evitaria um maior crescimento do desemprego entre profissionais que encontraram o exercício como motorista de aplicativo como a única saída para ter uma renda, segundo o deputado. Ele acrescenta que, as altas taxas cobradas pelas empresas atuais, tornam o trabalho da categoria insustentável para o sustento de suas famílias.

Assim, conforme Érico Luiz, presidente da Associação dos Microempreendedores e Trabalhadores Individuais de Teresina (ASMETIT), os motoristas e entregadores por aplicativos que participarem poderão ampliar sua margem de ganhos dentro da plataforma, além de participarem na divisão de lucros da cooperativa.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.