SETUT consegue liminar para circulação de 80% dos ônibus

 SETUT consegue liminar para circulação de 80% dos ônibus

Documento_fb2e45e (2)

Com a greve deflagrada pelo Sindicato dos motoristas e cobradores, o Sintetro, e paralisação total da frota de ônibus, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) ingressou com uma ação judicial de tutela cautelar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) solicitando o cumprimento da circulação de frota mínima na cidade. A justiça acatou ao pedido em que determina o cumprimento da ordem de serviço de 80% da frota nos horários de pico e 60% nos entrepicos.

A ação tem por objetivo impedir a greve deflagrada evitando graves prejuízos à população teresinense. “Há muito tempo o SETUT vem informando sobre as dificuldades do sistema de transporte público, sem a realização de aportes financeiros do município de Teresina. Estamos nessa situação, onde os ônibus não conseguiram circular e hoje pela manhã o SETUT já acionou o judiciário para que seja cumprido o percentual mínimo de circulação assegurado à população nos casos onde há greve”, disse Naiara Moraes, consultora jurídica do SETUT.

Naiara Moraes reforça que o impasse com a Prefeitura tem prejudicado o sistema de transporte. “O dinheiro arrecadado na catraca não é suficiente para manter os custos operacionais e o sistema em circulação na qualidade que a população merece e necessita. A Prefeitura havia, praticamente, acertado com os dois sindicatos de repassar a partir de Jan/22 o valor das gratuidades que passam, sem pagar, todo mês pelas catracas dos ônibus. E após o anúncio do último reajuste do óleo diesel (18%), ela também acertou que iria repassar R$ 600 mil por mês – esse é o impacto causado no sistema – para o setor não parar. Na última sexta-feira (18) a gestão municipal apresentou uma proposta de R$ 800 mil para essas duas rúbricas de custos do setor, o que inviabiliza os custos necessários”, conclui a advogada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.