Ex-ministro da educação falta audiência

 Ex-ministro da educação falta audiência

Ceará deve abrir CPI do MEC para apurar denúncias

Esperado na manhã desta quinta (31), o ex-ministro Milton Ribeiro não compareceu a audiência pública na Comissão de Educação (CE), para prestar os devidos esclarecimentos acerca das denúncias de tráfico de influência no Ministério da Educação (MEC).

Diante da ausência, a CE considera a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) que apure o caso. O presidente da CE, senador Marcelo Castro (MDB-PI), ressaltou que a investigação é importante diante da gravidade das denúncias. Parlamentares já se articulam para colher as assinaturas.

“Se ao final dessas oitivas nos restarem muitas dúvidas e a convicção de que precisamos investigar mais, de que os fatos são gravíssimos como se prenunciam, se tornará irrefreável a constituição de uma CPI, para apurar esses fatos de uma maneira mais profunda, que só uma CPI tem capacidade de fazer isso daí”, disse Castro.

Milton Ribeiro pediu demissão do MEC na última segunda-feira (28), após o vazamento de um áudio em que parece afirmar priorizar interesses do pastor evangélico Gilmar dos Santos no repasse de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Outras denúncias apontam ainda um suposto esquema de corrupção incluindo propinas a pastores para a liberação de recursos.

Ministro interino foi convocado

A Comissão de Educação aprovou nesta quinta (31) a convocação e um convite ao ministro interino da Educação, Victor Godoy Veiga, para dar esclarecimentos sobre as denúncias de propina e favorecimento na distribuição de verbas do MEC.

Primeiro, será encaminhado o convite ao ministro interino. Caso ele não compareça na data marcada, a convocação, já aprovada, será enviada. A convocação implica na obrigação de o ministro comparecer à comissão. A data da audiência ainda não foi definida.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.