Deputado Limma acusa Senadora Eliane de querer “barrar” o Proaja

 Deputado Limma acusa Senadora Eliane de querer “barrar” o Proaja

É lamentável que as velhas elites … queiram barrar essa iniciativa do governo”, disse Limma que admitiu que o Piauí tem seiscentos mil analfabetos

Na sessão ordinária desta terça-feira (5) da Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado estadual Francisco Limma (PT) lamentou que algumas lideranças da oposição tentam impedir o Proeja, como a senadora Eliane Nogueira (PP/PI). “Tentam barrar um programa que tira as pessoas da condição de não ter nenhum domínio da leitura. É lamentável que as velhas elites do nosso estado, pessoas responsáveis por cerca de 600 mil analfabetos, queiram barrar essa iniciativa do governo”, disse.
Limma admitiu que o Piauí tem seiscentos mil analfabetos e que trezentos mil alunos já foram cadastrados no Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (Proaja) da Secretaria de Educação, oportunizando que novos alunos aprendam a ler e escrever. Limma afirmou que o Piauí é o único Estado brasileiro que tem programa dessa natureza.

O presidente da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais, Paulo César Morais garante que o PROAJA vai prejudicar os municípios, considerando que o Estado vai pagar quatrocentos reais para cada aluno e que isso vai provocar uma evasão das escolas municipais e, consequentemente, redução de recursos destinados aos municípios.

Segundo Francisco Limma, são 46 instituições que participaram do edital e que iniciam seus trabalhos. “São instituições como do Movimento de Educação de Base, da Igreja Católica, a Cáritas Diocesana, Cáritas do Piauí, Instituto Presente e muitas outras entidades que são parceiras na implementação dessas políticas de inclusão dos mais pobres”, afirmou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.