Censo Demográfico terá pergunta inédita sobre autismo

 Censo Demográfico terá pergunta inédita sobre autismo

           Você já foi diagnosticado com autismo por algum profissional de saúde? Essa será uma das indagações feitas pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) à população brasileira. Em 2022, pela primeira vez, o Censo Demográfico abordará a temática no questionário do tipo amostral.

             Desde 1960, o IBGE utiliza dois modelos de questionários nos censos demográficos: o básico e o amostral. Enquanto o básico é aplicado em todos os domicílios do país, o amostral é respondido por apenas uma parcela dos lares, que são selecionados aleatoriamente pelo sistema da pesquisa. Em 2022, cerca de 11% das residências brasileiras farão parte da amostra.

              O questionário básico tem 26 perguntas e investiga as características essenciais dos domicílios e dos moradores. Já o formulário da amostra possui 77 itens: além dos mesmos quesitos do questionário básico, há perguntas mais detalhadas e são abordados temas específicos, como o autismo.

             Conforme a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Pessoas com Deficiência do IBGE, Juliana Queiroz, a informação sobre o diagnóstico de autismo é de extrema relevância para a população brasileira. “Esse dado poderá começar a esclarecer sobre os problemas enfrentados pelas pessoas com autismo, garantindo sua visibilidade e permitindo a criação de políticas públicas mais eficientes, direcionadas a partir dos dados concretos, fatores fundamentais para a garantia de direitos”, salienta.

          Além da questão sobre autismo, a versão ampliada do questionário investigará outros pontos específicos. Entram no formulário amostral indagações sobre migração, fecundidade, religião, pessoas com deficiência, composição do núcleo familiar e deslocamento para o trabalho. Os dados essenciais que estarão presentes nos dois tipos de questionário são: características dos domicílios, identificação étnico-racial, registro civil, mortalidade e educação.

               Os recenseadores do IBGE começam a bater de porta em porta no dia 1º de agosto, em todos os municípios do país. No Piauí, mais de 3 mil pessoas farão parte da força de trabalho diretamente envolvida com a operação censitária. Cerca de 900 mil domicílios serão visitados em todo o estado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.