Livro inédito conta a história da indústria piauiense

 Livro inédito conta a história da indústria piauiense

 

Devido aos poucos conteúdos históricos, O Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) está em processo de produção de um livro inédito sobre a indústria piauiense. A ideia é reunir as principais informações sobre os últimos 70 anos do setor, desenvolvimento econômico e os obstáculos superados. Com produção da professora Valtéria Alvarenga, docente Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a entrega do livro está prevista ainda para 2022.

O livro será dividido em três capítulos com histórico nacional do processo industrial e como o segmento piauiense da indústria adentra o cenário político-econômico brasileiro. Valtéria Alvarenga, responsável pela organização e produção do livro, é imortal da Academia de Ciências do Piauí e conta como tem sido o processo evolutivo do material.

“No atual momento, eu já estou com uma proposta pronta. Será um livro escrito em três capítulos e o objetivo não é destacar a história do Centro das Indústrias do Piauí de forma separada, mas dentro de um contexto nacional discutindo como ele se insere no cenário da política-econômica brasileira. A terceira etapa do trabalho será focada em Teresina. Vamos trabalhar a parte da Associação Industrial do Piauí (AIP) em diversos momentos, como sua criação e a transição, a partir de 1988, de um novo país, os anos 1990 mudando a funcionalidade do estado, até chegar nos dias atuais”, disse.

Andrade Júnior, presidente do CIEPI, fala da importância da produção do livro e como pode contribuir para a história da indústria local. “Documentar a história da indústria piauiense é algo muito importante para o setor e de conhecimento da economia local. Os registros, fatos e movimentações do segmento industrial do último século no Piauí, com certeza trarão uma visão ampla dos processos e de como a indústria piauiense é importante a nível nacional e que precisa ser vista sempre com o olhar de crescimento e o caminho para novas conquistas”, reforça.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.