UFPI encerra hoje(22) inscrições curso de Libras

 UFPI encerra hoje(22) inscrições curso de Libras

As inscrições podem ser feitas pelo site da COPESE

Recentemente foi divulgado o edital para ingresso no curso de Letra-Libras no semestre letivo de 2022.2 com o total de 30 vagas ofertadas. Aos interessados as inscrições seguem até o dia 22 de agosto pelo site da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE).  Dentre o total de vagas, mais da metade é reservado para pessoas surdas, 6 para ampla concorrência e 8 destinadas para as ações afirmativas.

Segundo o coordenador, dedicar mais de 50% das vagas para pessoas com surdez é uma proposta de acessibilizar o ingresso, considerando características presentes na comunidade. “Tal seletivo constitui uma política importante na Instituição quando pensamos no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no ambiente universitário”, avalia.

Conheça mais sobre o curso de Letras-Libras

Desde 2014 o curso de Licenciatura Letras-Libras, da Universidade Federal do Piauí, cumpre com a missão de formar profissionais para promover uma maior inclusão dos surdos nas atividades sociais. Em 8 anos já passaram mais de 40 egressos no curso de graduação e, na última semana, mais 15 alunos se formaram levando consigo o título de profissionais superiores na Língua Brasileira de Sinais – Libras.

O curso é organizado em 8 períodos em que o aluno terá acesso às disciplinas que contribuirão para uma maior compreensão sobre o funcionamento da Libras e sobre o processo de ensino de uma língua. As disciplinas estão distribuídas entre pedagógicas do núcleo da licenciatura e disciplinas específicas sobre a língua de sinais e cultura surda, sendo elas: Linguística, Literatura, Estudos Surdos, Tradução, Prática de Libras, Materiais Didáticos e Metodologia.

O coordenador do curso de Libras, Emanoel Barbosa de Sousa, comenta que atualmente há uma maior preocupação das pessoas com o processo de inclusão de maneira geral e que a presença de pessoas surdas nos espaços sociais aumenta essa necessidade de querer saber se comunicar com o outro. Ele reforça a importância da presença e atuação desses profissionais para favorecer a inclusão do surdo nos diferentes ambientes sociais. “Por exemplo, se o sujeito surdo for na padaria, será se terá algum profissional nesse ambiente capaz de atendê-lo em Libras? Precisamos começar a mudança social na formação de indivíduos que conheçam e respeitem as diferenças“.

WhatsApp_Image_2022-08-08_at_08.53.32_1.jpeg Coordenador do curso de Libras, Emanoel Barbosa de Sousa

O coordenador ressalta que a UFPI tem atuado de maneira significativa na inclusão de pessoas surdas no ambiente universitário. “O simples fato de pessoas surdas poderem frequentar a universidade já é algo bastante relevante, pois muda a vida do surdo e também provoca uma movimentação na universidade para promover condições de ensino e aprendizagem para esse público”, afirma.

O curso de Libras da UFPI atua para que o surdo tenha a possibilidade de ingressar em outros cursos, para que assim eles continuem a ocupar mais espaços e com a sua presença incentivar que mais pessoas busquem conhecimento sobre a Libras e seus usuários.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.