Governo e Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura celebram 30 anos de parcerias

 Governo e Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura celebram 30 anos de parcerias

No marco dos 80 anos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, o IICA e o estado do Piauí celebraram nessa terça-feira (30), os 30 anos de cooperação técnica e rede de parcerias. A governadora Regina Sousa participou da solenidade que marcou esta data realizada no Blue Tree Hotel, em Teresina.
O evento contou com a participação do coordenador da Região Sul do IICA e representante no Brasil, Gabriel Delgado,  das secretárias de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos Lima; a secretária de Planejamento, Rejane Tavares da Silva, e representantes de universidades, instituições sociais, representantes do Programa Viva o Semiárido.
Na ocasião foi entregue a jovem liderança a Francisca Nery, de Betânia do Piauí, o certificado “Alma da Ruralidade” como forma de reconhecimento do IICA por seu destaque à frente da ovinocaprinocultura em seu território, principalmente por inspirar e incentivar a juventude local. O “Alma da Ruralidade” é parte de uma iniciativa do IICA para homenagear homens e mulheres que deixam rastro e fazem a diferença no campo do continente americano, fundamental para a segurança alimentar e nutricional e a sustentabilidade ambiental do planeta.
Grata pela honraria, a jovem Francisca Nery relata a importância de parcerias como essa para o desenvolvimento dos pequenos produtores. “Esse projeto soube ouvir os agricultores e trazer o projeto da base para cima. Isso, sem dúvida, é um marco diferencial no Projeto Viva o Semiárido que conta com grandes parcerias e que foi muito importante para contribuir com esse sucesso.  A agricultura familiar do estado tem um novo rumo precisa atingir os grandes mercados, chegar à população, levando alimentos saudáveis à mesa de cada piauiense”, disse .
“Os resultados podem ser vistos no discurso e podem ser ouvidos pela boca dos próprios atores, e isso é maravilhoso. Temos inúmeros projetos em todo o Brasil, mas os projetos com o Piauí são referência, pois temos um grupo de trabalho muito eficiente que estão sempre trocando experiências, buscando sempre melhor o trabalho. O Piauí se tornou um referencial para todos os projetos”, disse o coordenador da Região Sul do IICA e representante no Brasil, Gabriel Delgado.
“Digo sempre que só indo no local e ouvindo as pessoas para entender o quanto a vida das pessoas melhorou. “Não é uma amostra são muitas e muitas famílias que foram beneficiadas. Só com o Viva Semiarido foram mais de 35 mil famílias beneficiadas, capacitadas e produzindo. A  agricultura familiar é a saída. O Fida aposta muito nisso e o IICA é aquele parceiro ideal que dá a assistência e que fica muito presente na vida do agricultor até eles sentirem que eles estão prontos”, disse a governadora Regina Sousa.
A chefe do Executivo piauiense destacou que ainda não resolveu tudo, o Piauí era um estado muito pobre mas que está dando certo.
“Está dando certo e as pessoas não ficam dependentes de esmola, de cesta básica, porque elas aprendem a produzir de forma sustentável.  Já negociamos para o próximo triênio mais de meio bilhão de real para a agricultura familiar. Isso vai mudar a vida no campo”, afirma a governadora.
A secretaria de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, destacou o projeto Viva o Semiárido que está em fase de encerramento, mas que deixa muitos frutos a serem colhidos. “Os resultados do PVSA fortaleceram algumas cadeias produtivas. Esse avanço tem sido registrado, inclusive, através de estudo realizado pela Universidade Federal. Todo esse impacto vai ser demonstrado no Seminário Colhendo Frutos que acontecerá nesta quinta-feira (01), no Gran Hote Arrey”, disse.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.