Justiça Eleitoral manda retirar TV Piauí do ar por divulgação de fake News contra Rafael Fonteles

 Justiça Eleitoral manda retirar TV Piauí do ar por divulgação de fake News contra Rafael Fonteles

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) determinou que a TV Piauí retire do ar todas as suas redes sociais e o endereço do site na internet devido as repetidas publicações e divulgações de fake news. A decisão foi tomada pelo juiz Marcelo Pio em resposta a uma ação da coligação A Força do Povo que argumentou que a TV Piauí divulgou uma série de informações sabidamente falsas em seus canais de comunicação com o intuito de ofender o candidato ao Governo do Estado, Rafael Fonteles e o candidato a senador Wellington Dias.

A ação faz menção especial à informação divulgada esta semana pela TV Piauí, pelo jornalista Toni Rodrigues e pelo jornalista Efrém Ribeiro de que a Polícia Federal havia apreendido dinheiro que seria da campanha do candidato Rafael Fonteles. O juiz constatou que a informação era distorcida e que não houve nenhuma comprovação de que o dinheiro apreendido tinha ligação com Rafael Fonteles. “Inexiste correlação da campanha do candidato representante com a apreensão e, por isso, os representados não têm provas para corroborar com as falsas acusações que realizaram”, destacou o juiz na decisão.

O magistrado destaca ainda que é nítido que as postagens da TV Piauí e seus jornalistas tentam criar uma informação falsa. “As afirmações, incialmente divulgadas antes da verificação dos fatos, criam um estado mental fictício, baseado, à evidência, em afirmação notoriamente inverídica”, diz. O juiz frisa que em nenhum momento há citação dos nomes dos representantes e do acusado pelo transporte dos valores no texto divulgado pela Polícia Federal.

Após a análise do caso, Pio decidiu por determinar a suspensão de todas as redes sociais da TV Piauí do ar.
“A presente Rede Social TV Piauí, possui reincidência na propagação de desinformação e compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados, que maculam integridade e imagens dos candidatos e candidatas que participam do Pleito Eleitoral de 2022. Frente a isso, defiro a liminar para suspender, temporariamente as seguintes postagens, até julgamento do mérito, sob pena de multa diária de R$ 10.000 (dez mil reais) e determinar a suspensão das redes sociais da TV Piauí no Instagram, Facebook e Youtube ”.

O juiz deu 24h para todo o conteúdo seja retirado do ar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.