Hilo Sousa é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí

 Hilo Sousa é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí

131 Anos: presidente elenca avanços do TJPI e homenageia desembargadores

Em alusão aos 131 anos do Poder Judiciário do Piauí, completados no último dia 01 de outubro, a direção do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) realizou a eleição do novo presidente e sessão solene nesta segunda-feira (03) para outorga do Colar do Mérito do Judiciário, na Classe Grão Mestre. Desembargador Hilo Sousa é eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

Desembargador Hilo de Almeida Sousa — Foto: Divulgação /TJ-PIO sentimento hoje é de gratidão. A Deus, ao Piauí, aos meus pares e a todos os que fazem o Tribunal de Justiça do Piauí. Nosso propósito é seguir em harmonia, dando nossa contribuição para a realização da Justiça em nosso estado”, declarou o novo presidente.

O desembargador Hilo de Almeida Sousa foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para o biênio 2023-2024. A sessão em que foi obtido o resultado aconteceu na manhã desta segunda-feira (3) no Tribunal Pleno. Hilo de Almeida Sousa tem 65 anos e é natural de Mirador (MA). Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais e em Administração, Contabilidade e Secretariado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Foram eleitos também os desembargadores Manoel de Sousa Dourado como vice-presidente, Olímpio José dos Passos Galvão como corregedor-geral, e José Ribamar Oliveira como corregedor extrajudicial.

A maior honraria do Poder Judiciário foi concedida a todos os desembargadores e ao Procurador-Geral da Justiça, Cleandro Alves de Moura.

Para o presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira, esta data especial coincide com o bicentenário da independência do Brasil e representa a busca pela ampliação dos valores e dos ideais de cidadania.

“Nesta data, temos muito a comemorar, porque temos nos fortalecido na prestação jurisdicional. Ao longo dos anos, temos aprimorado a gestão em tecnologia, alcançamos o 1º lugar em transparência entre os tribunais estaduais e o relatório Justiça em Números do CNJ mostra nosso avanço em produtividade e baixa processual. Tudo isso para atender a sociedade da forma mais célere possível. Também avançamos na política de enfrentamento à violência contra a mulher, na proteção à criança e na implantação das práticas de justiça restaurativa”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

O chefe do Poder Judiciário ainda evidenciou o que definiu como a maior celebração no momento, que é o sentimento de unidade que todos carregam: “Em suma, temos um trabalho valoroso que envolve magistrados, magistradas, servidores e servidoras. Todos nós somos o TJ e o TJ somos nós”, completou.

Ao discursar em nome dos homenageados, o desembargador Sebastião Martins destacou o sentimento de alegria e gratidão: “Hoje estamos felizes e vivemos este momento especial e significativo em nossas vidas. Momentos que ficarão para sempre em nossas memórias. O reconhecimento a cada um de nós nos motiva cada dia mais a contribuir para o aperfeiçoamento do Poder Judiciário do Piauí, que completou 131 anos de existência”, avaliou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins, diretor da Escola Judiciária do Piauí.

VEJA A LISTA DOS HOMENAGEADOS
Des. José Ribamar Oliveira
Des. Raimundo Nonato da Costa Alencar
Des. Edvaldo Pereira de Moura
Desa. Eulália Maria Pinheiro
Des. José Ribamar Oliveira
Des. Haroldo Oliveira Rehem
Des. Joaquim Dias de Santana Filho
Des. Francisco Antônio Paes Landim Filho
Des. Sebastião Ribeiro Martins
Des. José James Gomes Pereira
Des. Erivan Lopes
Des. Pedro de Alcântara Macêdo
Des. Hilo de Almeida Sousa
Des. Ricardo Gentil Eulálio Dantas
Des. Oton Mário José Lustosa Torres
Des. Fernando Lopes e Silva Neto
Des. Olímpio José Passos Galvão
Des. Manoel de Sousa Dourado
Des. José Wilson Ferreira de Araújo Júnior
Des. Aderson Antônio Brito Nogueira
Procurador Geral da Justiça Cleandro Alves de Moura

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.