Xenofobia em período eleitoral supera a polarização política

 Xenofobia em período eleitoral supera a polarização política

Durante o período eleitoral, mesmo antes do 1º turno das eleições, os discursos de ódio já circulavam pela internet.

Ataque a gênero, com ofensas pessoais às candidatas mulheres, nas redes sociais, independentemente do partido, e práticas de xenofobia marcaram o período de campanha e o pós-1º turno, que aconteceu no dia 02/10.

De acordo com os indicadores da Central de Denúncias da Safernet, no período eleitoral de 2022, foi registrado um aumento 67,5% em relação ao mesmo período de 2021 no número de denúncias sobre discurso de ódio na Internet, incluindo a xenofobia.

A consolidação do candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, no Nordeste, gerou uma série de falas xenofóbicas contra a população da região, relacionando-a com pobreza, analfabetismo, alienação política, entre outras ofensas regionais, intelectuais e morais. Esse cenário comprova que os discursos de ódio estão para além da polarização política que o país vive.

O Instituto Palavra Aberta, entidade sem fins lucrativos que atua no Brasil há anos, advogando a liberdade de ideias, pensamentos e opiniões, por meio de pesquisas, seminários e campanhas, trabalha com a criação e manutenção de programas, atuantes em todo o território nacional, para que a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação sejam realidade de ponta a ponta do país para a construção e o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática.

E neste ano eleitoral, o Instituto está participando ativamente do Combate à Desinformação, e conta com relevante autonomia para falar sobre o assunto e é parte componente do novo programa de Combate a Desinformação do TSE.

Sobre este tema, vale lembrar o projeto #FakeTôFora. Ele foi criado pelo Instituto com o objetivo engajar jovens, que vão exercer o voto pela primeira vez, nos debates que tangem a democracia, criando, inclusive a campanha “VAR: Verifique Antes de Repassar”, com o slogan ‘É fake News? A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR. Ela já está sendo veiculada nas redes sociais do Instituto e o filme de estreia pode ser assistido no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=jBOfpPJS-94

  • Patricia Blanco, presidente do Instituto, está à disposição para aprofundar o assunto.


Sobre o Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamento e de opiniões. Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Desde 2019, desenvolve o EducaMídia, programa de educação midiática criado para capacitar professores e organizações de ensino, além de engajar a sociedade no processo de educação midiática dos jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios.

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