Piauiense Laís Sousa desenvolve novos medicamentos

 Piauiense Laís Sousa desenvolve novos medicamentos

Aluna da UESPI desenvolve projeto para descoberta de novos medicamentos

Foram usadas, como fonte de estudo, 22 plantas medicinais (a maioria nordestinas) e destas, duas plantas forneceram potencial para uma fórmula antibiótica e antifúngica; e a outra fórmula quimioterápica e antibiótica.

A discente Lais Alves de Sousa, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, campus Dra. Josefina Demes, desenvolveu um projeto de pesquisa focado em peptídeos de plantas medicinais. O projeto trata da busca de futuras medicações, por meio da análise e estudo de peptídeos de plantas medicinais.

A aluna conta que foram usadas, como fonte de estudo, 22 plantas medicinais (a maioria nordestinas) e destas, duas plantas forneceram potencial para uma fórmula antibiótica e antifúngica; e a outra fórmula quimioterápica e antibiótica.

“Essa pesquisa tem como objetivo contribuir para a busca de novas tecnologias de produção e descoberta de medicamentos, devido ao atual problema de resistência antimicrobiana, na qual muitos medicamentos não têm mais efeito para várias doenças infecciosas. Isso resulta em custos altos para o sistema de saúde, internações prolongadas, e muitas mortes de pacientes. No projeto, buscamos por novos medicamentos com baixo potencial para a resistência. Estamos falando de uma nova esperança para o combate à resistência microbiana e seus agravos à saúde pública mundial”, diz a pesquisadora.

O estudo foi desenvolvido sob orientação do docente dr. Rodolpho Glauber Guedes Silva, graduado em Ciências Biológicas. “Esse tema foi escolhido por ser em uma área pouco aprofundada. Além disso, o que antes precisaria de toda uma infraestrutura laboratorial para a testagem de proteínas, fungos e bactérias, na pesquisa nós usamos um baixo custo de estudo, pois é usado computadores para testes virtuais, ou seja, nós utilizamos a tecnologia atual para dar um guia na nossa análise”, explica o professor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.