Governo adia lançamento do programa de bolsa para pós-graduações

 Governo adia lançamento do programa de bolsa para pós-graduações

As bolsas são oferecidas por meio da FAPEPI

O governador do Piauí Rafael Fonteles e o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, João Xavier, participaria nesta sexta-feira (10), às 10h:30, no Palácio de Karnak, de solenidade de lançamento de novas bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica, oferecidas pela FAPEPI. No entanto, a solenidade de lançamento de novas bolsas oferecidas pela FAPEPI foi cancelada. O governador foi à Brasília ainda na manhã desta sexta-feira (10). A solenidade será remarcada.

Atualmente, a FAPEPI oferece uma bolsa de pós-doutorado; 78 bolsas de doutorado; 94 bolsas de mestrado; 298 bolsas de iniciação científica. O aumento é importante para garantir amparo aos discentes que realizam suas atividades em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do Estado.

Fundada em 1993 a FAPEPI vem cumprindo uma agenda de prioridades com base nas suas prerrogativas estatutárias, a fim de propiciar o ambiente para o fomento do desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do Estado. Além disso, vem desde 2004 mantendo parcerias com agências de fomento nacional e órgãos estaduais, como o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; o Ministério da Saúde – MS, através do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (DECIT/SCTIE); e, a Rede Nacional de Pesquisa – RNP. Tais parcerias vem possibilitando ampliar e propiciar a consolidação de um ambiente favorável ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Piauí, assim como ampliar a produção do conhecimento técnico-científico; fortalecer os grupos de pesquisa existentes nas nossas instituições de ensino e ou pesquisa; e, sobretudo, atender as demandas tecnológicas dos arranjos produtivos locais voltados para a melhoria do desenvolvimento econômico sustentável do Estado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.