Dr. Pessoa participa de debate sobre mudanças climáticas

 Dr. Pessoa participa de debate sobre mudanças climáticas

O evento contará com palestras, mesa-redonda e apresentações dos resultados do inventário de gases de efeito estufa e da análise de vulnerabilidade da capital. Um dos convidados trazidos pela Prefeitura de Teresina é o secretário Municipal do Clima de Niterói (RJ), Luciano Paez, representando a primeira Secretaria do Clima em nível municipal do Brasil.

Na ocasião, o prefeito assinou o Decreto Municipal N° 23.821/2023, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e urbanística no município de Teresina.

“Esses debates já vêm desde a década de 70, mais ou menos, mas ficou um debate meramente filosófico e as ações ficaram mais no papel. Não podemos mais ficar somente na discussão, precisamos efetivar essas discussões na prática, por isso, esperamos que daqui saia um norteamento científico com resolutividade e que, nesse debate de pessoas altamente qualificadas, tecnicamente e cientificamente, possamos avançar para melhorar nossa cidade e preservar a natureza”, afirmou o prefeito Dr. Pessoa.

Luciano Paez, secretário Municipal do Clima de Niterói, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Teresina ao sair na frente sediando um debate necessário a nível mundial.

“Todas as discussões, até então, eram realizadas a nível planetário, porém, os locais mais impactados por eventos climáticos extremos não eram trazidos para esse debate. Então, urge esse movimento e Teresina está de parabéns, porque tem construído uma agenda da qual Niterói já tem participado, e hoje aqui vou mostrar como vamos evoluir essa governança climática em nível local, o que é fundamental para salvar vidas”, disse Luciano Paez.

O secretário Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina, João Henrique Sousa, ressaltou a importância do evento para a discussão de um tema central para a capital do Piauí.

“Esse é um evento grandioso e recebeu o apoio total do prefeito Dr. Pessoa, que está aqui na abertura. Teremos todo esse dia para discutir a questão do clima, não só de Teresina, mas como do estado do Piauí, do Brasil e do mundo. É uma ação muito positiva, as inscrições, as 250 inscrições foram esgotadas, então é um evento magnífico realizado em Teresina”, declarou o secretário João Henrique Sousa.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Luís André, destacou que o debate sobre o clima deve ser pautado por toda a sociedade. “É essencial o diálogo com a sociedade como um todo, a comunidade ambientalista, as autoridades, a comunidade universitária e a população, para tornar Teresina capaz de lidar com os extremos causados pelas mudanças climáticas. É uma satisfação também fazermos parte de uma gestão alinhada com essa causa”, completou.

Teresina Cidade Climática

O ClimaTHE 23 surge de uma necessidade da Prefeitura de Teresina de dialogar com a sociedade a respeito das mudanças climáticas, decorrentes das elevadas taxas de emissão de gases do efeito estufa por diversos setores como indústria, transporte, energia, resíduos e AFOLU (sigla em inglês para Agricultura Florestas e Uso do Solo). Segundo relatório do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU), atualmente, a capital enfrenta um cenário de aquecimento que se tornará uma realidade para os demais países do globo apenas em 2030, de acordo com previsões publicadas no Special Report on Global Warming of 1.5°C do IPCC (2019).

Assim, o evento realizado no campus da UFPI vai trabalhar esta pauta e observar o trabalho que vem sendo desenvolvido para a conclusão do Plano de Ação Climático do Município de Teresina. Nesta primeira edição, o Clima THE 23 é pautado em quatro eixos principais: mudanças climáticas, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

As inscrições já estão encerradas, mas os interessados podem acompanhar o evento através do canal oficial da Prefeitura de Teresina no Youtube, por meio de transmissão online.

O evento é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN); CAF (sigla em inglês para Banco de Desenvolvimento da América Latina); Prefeitura de Niterói; Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o Centro de Tecnologia (CT); Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU); Centro de Liderança Pública (CLP); Prefeitura de Niterói; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM); Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e Consórcio CODEX/ ICare.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.