TCE apresenta dados positivos do Piauí para conselheiros do Brasil

 TCE apresenta dados positivos do Piauí para conselheiros do Brasil

Com o objetivo de conhecer as boas práticas da educação básica, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí realizou uma visita técnica aos municípios de Oeiras e São Raimundo Nonato, cujas secretarias de Educação obtiveram as melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2022. Os encontros, na quarta e quinta-feira passadas, dias 22 e 23, serviram ainda para a apresentação do GAEPE-PI (Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí), lançado em Teresina na terça-feira passada e, ainda, para estreitar ações e parcerias entre a Corte e os jurisdicionados.
Os eventos também foram uma oportunidade para apresentar as potencialidades do Piauí ao conselheiro Rodrigo Coelho (TCE-ES) e a conselheira substituta Adriana Oliveira (TCM-PA), e os auditores Paula Sabra (ES), Juliana Scaflon (ES), Sérgio Bacury (PA) e Everaldo Lima (PA). A presidente do Instituto Articulare e o assessor técnico, respectivamente, Alessandra Gotti e Irmar Coelho, também estavam na comitiva para falar sobre as propostas educacionais que podem transformar a vida das crianças brasileiras. Todos foram convidados pelo TCE-PI e já haviam participado no dia anterior do lançamento do novo acordo pela educação para conhecer a primeira capital e a Serra da Capivara.
Estiveram presentes, como anfitriões, o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, o conselheiro Kléber Eulálio, e os conselheiros substitutos Jaylson Campelo e Jackson Veras, além do procurador-chefe do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel, o procurador Pinheiro Júnior, os auditores Carolina Leite e Gilson Araújo, coordenador do GAEPE, além de outros assessores.
Em Oeiras, a comitiva conheceu o novo modelo de educação para as crianças de 2 a 6 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Mãe Tança. Os 342 alunos aprendem a importância das plantas, da convivência, da musica da dança e da cultura. No município existem 16 pontos de cultura nas escolas, pois o entendimento é de que o papel da escola não é só ensinar, mas desenvolver. Foram feitas apresentações de capoeira e dança e uma visita às salas que são identificadas por palavras como humildade, compreensão e harmonia.
Na Escola Municipal Juarez Tapety, os convidados assistiram uma apresentação musical feita pela banda de bandolins formada por alguns dos 842 alunos dos anos finais da educação básica, que são também campeões em várias olimpíadas regionais e nacionais do conhecimento. A secretária de Educação, Tiana Reis disse que por causa da incessante busca da qualidade no ensino nos últimos dez anos a cidade alcançou uma das maiores notas no IDEB, chegando a 6,2 no ano passado.
A visita foi encerrada com uma apresentação no Cine Teatro Oeiras por alunos da rede municipal que formam uma orquestra, grupos de dança e de canto, e com pronunciamentos em defesa da boa educação.
Na quinta-feira, a visita técnica foi iniciada no Parque Nacional da Serra da Capivara, em Coronel José Dias, incluindo a Pedra Furada, o Sítio Boqueirão, onde foram encontradas mais de 1.200 inscrições rupestres (o maior número do mundo), uma aula-passeio pelo Museu da Natureza e ao Museu do Homem Americano. Ao final, a secretária Lizier Castro anunciou que o Museu de Arte de São Paulo vai fazer uma exposição em abril sobre a vida e a obra da arqueóloga Niède Guidon, a grande responsável pelas descobertas sobre a presença do homem americano há mais de 10 mil anos na região da Serra da Capivara.
Antes, o coordenador do Programa de Educação Tutorial (PET), professor Rodrigo Lessa, falou do trabalho desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) naquela região com os alunos do 6º ano para a formação das consciência ambiental, patrimonial e social, o que vem tornando o aprendizado muito mais eficaz.
O presidente do TCE, Kennedy Barros, avaliando as visitas, disse que o TCE está buscando formar com os jurisdicionados uma maneira de fazer com que os recursos públicos sejam bem aplicados, como nos exemplos vistos, o que reduzirá o número de judicializações de contas e fará com que eventuais erros possam ser sanados ou evitados antes de serem cometidos. Por fim, assegurou que os bons exemplos precisam ser replicados nos outros municípios.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.