Empresa esclarece cobrança de pedágio sem conclusão de estrada

 Empresa esclarece cobrança de pedágio sem conclusão de estrada

Nota de Esclarecimento
A CS Grãos Piauí e o Governo do Estado firmaram uma Parceria Público e Privada (PPP) em julho de 2021 para prestação de serviços para modernização da rodovia Transcerrados. Nesse contrato, foram definidas etapas para promover mais segurança, produtividade e qualidade ao transporte rodoviário realizado na região do Matopiba – fundamental ao escoamento da produção agropecuária e que irá conectar 25 cidades, beneficiando a cerca de 200.000 habitantes.
Essa concessão prevê ainda um conjunto investimentos que somam mais de R$ 800 milhões a serem realizados ao longo de 30 anos, sendo que de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, mais de R$ 70 milhões já foram aplicados e no ano de 2023 deverão ser investidos mais de R$ 180 milhões, totalizando R$ 250 milhões somente nos primeiros dois anos de operação, onde mais de 389 empregos diretos serão gerados.
A empresa já concluiu a primeira fase do cronograma de obras e modernizações, com a entrega dos trabalhos iniciais dentre eles a recuperação de mais de 140 km da Rodovia e a implantação e pavimentação de 7 km de em trechos que antes era em leito natural. Com esses investimentos também foram inaugurados o Centro de Controle Operacional (CCO), e a Base de Serviços Operacionais (BSO) para atendimento dos usuários da rodovia, com a oferta já disponível de serviço de guincho pesado, guincho leve, caminhão pipa e caminhão multiuso, além de veículos de inspeção de tráfego que circulam 24 horas por dia, sete dias da semana, prestando atendimento a todos os motoristas e usuários que necessitarem.
Os trabalhos feitos pela CS Grãos na Rodovia PI-397 (Transcerrados) e PI-262 (Palestina) avançaram ainda com os trabalhos de Conservação e Manutenção de pistas e acostamentos, recuperação preliminar do pavimento, recuperação e implantação de sinalização horizontal e vertical, limpeza e desobstrução dos sistemas de drenagem e conformação da pista não pavimentada, incluindo a elevação do greide nos pontos havia recorrência de alagamentos e atolamentos de veículos e caminhões.
Os investimentos, etapas e cronograma do projeto foram definidos com foco na melhor prestação de serviços aos usuários de modo a possibilitar melhorias das condições de tráfego e segurança para os usuários da rodovia.
De acordo com o contrato, a concessionária tem até o final do mês de dezembro de 2023 para concluir mais 144 km de pavimentação cujos trabalhos serão retomados tão logo se encerre a “janela” de chuvas, prevista para a primeira semana do mês de maio. No mesmo documento está prevista a implantação da primeira praça de pedágio após o primeiro ano de vigência do contrato – prazo que iniciou em outubro de 2021 – e que deve ocorrer nas próximas semanas viabilizando a continuidade da modernização da rodovia e que irá garantir mais segurança, conforto e a economia de tempo e combustível aos seus usuários.

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