Será lançado hoje(23) o Livro “Serra da Capivara: a surpresa do século”

 Será lançado hoje(23) o Livro “Serra da Capivara: a surpresa do século”

O 1º lançamento será lançado São Raimundo Nonato

Resultado de anos de pesquisa da escritora Edna Bugni, o livro Serra da Capivara: a surpresa do século, a história de um parque – que aborda as descobertas do maior acervo de pinturas rupestres a céu aberto do mundo – contará com sessões de autógrafos no Piauí, nas cidades de São Raimundo Nonato (Universidade Federal do Vale do São Francisco e no Real Hotel) e em Teresina (Universidade Federal do Piauí e livrarias).

Da primeira fotografia analisada pela arqueóloga paulista de origem francesa, Niéde Guidon, em 1963, até a criação de um parque nacional no Piauí, o livro abrange cerca de 60 anos de história. Sem se desviar de polêmicas, a autora dedica páginas ao debate internacional sobre a datação dos vestígios encontrados na Serra da Capivara – os mais antigos das Américas e que propõem novas teorias sobre a chegada dos primeiros homens ao continente.

 SÃO PAULO | A Primavera Editorial anuncia a turnê de lançamento do livro Serra da Capivara: a surpresa do século, a história de um parque no Piauí, nas cidades de São Raimundo Nonato e Teresina. Na agenda, sessões de autógrafo com a escritora Edna Bugni e rodas de conversas em livrarias, hotéis, na Universidade Federal do Vale do São Francisco e na Universidade Federal do Piauí. De 23 a 27 de maio, a autora detalhará o processo de pesquisa e escrita do livro que abarca cerca de 60 anos de história do maior acervo de pinturas rupestres a céu aberto do mundo. O credenciamento da imprensa pode ser solicitado pelo e-mail betania.lins@gmail.com.

SOBRE O LIVRO | Um dos maiores especialistas do mundo em tecnologia lítica pré-histórica, o francês Eric Boëda, afirma que as ferramentas de pedra lascada encontradas por Niéde Guidon, no Boqueirão da Pedra Furada (Piauí), foram feitas por seres humanos entre 33 e 58 mil anos atrás; elas são, portanto, a mais antiga evidência desta ocupação. Segundo Boëda, “a descoberta das pinturas na Serra da Capivara foi a surpresa do século!”. E essa surpresa é a matéria-prima do novo livro de Edna Bugni, Serra da Capivara: a surpresa do séculoNa obra publicada pela Primavera Editorial, a autora abarca cerca de 60 anos de história do maior acervo de pinturas rupestres a céu aberto do mundo. Sem se desviar de polêmicas, ela dedica páginas ao debate internacional sobre a datação desses vestígios encontrados no Piauí – os mais antigos das Américas e que propõem novas teorias sobre a chegada dos primeiros homens ao continente.  

Médica paulista, Edna Bugni fez a primeira visita à Serra da Capivara em 2012, como turista. Sob o impacto do emblemático parque, quis comprar livros para melhor conhecer a história de uma descoberta que revolucionou a arqueologia mundial mas, para sua surpresa, havia poucos registros sobre o tema. Inconformada com a falta de registros, tomou para si a tarefa de reunir e ordenar as informações científicas, administrativas, políticas e sociais que compõem a narrativa histórica do maior patrimônio arqueológico e cultural do Brasil. “Ao saber que havia pouca informação disponível, entendi a profundidade do desconhecimento de cada brasileiro sobre um dos nossos patrimônios históricos mais especiais. E, em um surto de prepotência, arrisquei e disse para mim mesma: vou contar essa história! Voltei para São Paulo completamente tomada pelo projeto. Fiz alguns contatos com a minha editora e, após verificar a viabilidade teórica do projeto, coloquei a primeira pedra…”, conta Edna. Três meses depois da primeira viagem ao Piauí, Edna voltou a São Raimundo Nonato – a primeira de uma série de visitas – para uma longa jornada de pesquisas, análises, entrevistas e escrita que consumiram mais de sete anos.

“Senti uma grande alegria quando notei que este livro é fruto dos trabalhos de uma mulher que, sem ser do campo das humanidades, se dispôs a enfrentar o imenso desafio de contar a história de um dos maiores patrimônios naturais, arqueológicos e históricos do Brasil e do mundo. Em seu relato, o leitor se sente atravessando a Caatinga, percorrendo suas estradas, entrando nos laboratórios do Museu do Homem Americano, mergulhando em cada uma das missões arqueológicas realizadas na região, participando das conversas com os maiores especialistas no campo da arqueologia e conhecendo alguns dos moradores que fazem parte da incrível e sofrida história de formação do Parque Nacional”, afirma a mestra em História Social e coordenadora pedagógica do Colégio Santa Cruz, Fernanda Trindade Luciani, no prefácio da obra.

AGENDA | São Raimundo Nonato
23|5, das 10 horas às 12 horas, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Serra da Capivara (Rua João Ferreira dos Santos, s/n)
23|5, a partir das 19h30, roda de conversa com os guias de turismo no Real Hotel (Rua Largo Manoel Agostinho de Castro, 704 – Centro)

AGENDA | Teresina
26|5, das 8h30 às 12h00, sessão de autógrafos na Universidade Federal de Piauí ( R. Álvaro Mendes, 94 – Centro (Sul), Teresina – PI, 64000-040)
26|5, das 18h30 às 21h00, lançamento na livraria Entrelivros ( Av. Dom Severino, 1045 – Fátima, Teresina – PI, 64049-370)
27|5, 16h00, lançamento na Livraria Leitura (Shopping Rio Poty – Avenida Marechal Castelo Branco, Av. Contorno Shopping, 911 – Porenquanto, Teresina – PI, 64003-087)

SOBRE A AUTORA | A paulista Edna Bugni ingressou na literatura inspirada na estreita convivência com o universo feminino e nas histórias comuns a mulheres de sua geração. Nascida em 1952, em Capão Bonito (SP), a médica especializada em ginecologia e saúde pública pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) se tornou escritora para recriar com palavras as inúmeras histórias ouvidas e vividas em anos de consultório. O romance de estreia, Solstício de Verão, tornou nítido o talento da autora em construir personagens densas, forjadas no cotidiano brasileiro. No livro Serra da Capivara: a surpresa do século, Edna exercitou o talento de pesquisadora, resultando em uma obra que reúne e ordena as informações científicas, administrativas, políticas e sociais que compõem a narrativa histórica do maior patrimônio arqueológico e cultural do Brasil. Em Pindamonhangaba (SP), onde reside atualmente, Edna Bugni escreve, é mosaicista e milita nas causas ambientalistas. Também é membro do Conselho do Parque Estadual das Nascentes do Paranapanema.

SOBRE A EDITORA | A Primavera Editorial é uma editora que procura apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas. www.primaveraeditorial.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.