Evandro Hidd propõe ações de combate ao analfabetismo

 Evandro Hidd propõe ações de combate ao analfabetismo

Vereador propõe programa que incentiva a inclusão tecnológica e erradicação do analfabetismo digital nas escolas de Teresina

Garantir que crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de Ensino de Teresina tenham igualdade de oportunidades na atual era digital. Essa é a proposta do Programa de Incentivo à Inclusão Digital e Tecnológica, que deverá ser instituído nas escolas municipais após sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Evandro Hidd, que visa a erradicação do analfabetismo digital na Rede de Ensino Municipal de Teresina. O projeto já foi aprovado em duas votações na Câmara de Teresina e agora segue para sanção do Executivo Municipal.

De acordo com o Projeto de Lei, entende-se por analfabetismo tecnológico digital a incapacidade em entender o mundo digital e mexer com a tecnologia moderna, principalmente, com relação ao domínio dos conteúdos da informática como planilhas, internet, editor de texto, desenho de páginas web etc.

“O analfabetismo digital ocorre quando uma pessoa não possui habilidades básicas para utilizar dispositivos eletrônicos, navegar na internet e aproveitar os recursos oferecidos pela tecnologia. Essa lacuna de conhecimento pode levar a uma exclusão social e limitar o acesso a oportunidades educacionais, profissionais e de cidadania. E esse programa, proposto no Projeto de Lei, visa combater essa realidade e proporcionar oportunidades igualitárias a todos os alunos”, explica o vereador Evandro Hidd.

Segundo a propositura, são objetivos do Programa de Incentivo à Inclusão Digital e Tecnológica: Reduzir a desigualdade digital; combater o analfabetismo tecnológico; beneficiar o município com informações que agreguem conhecimento em tecnologias modernas com vistas a alcançar eficiência; promover mudança de hábito a fim de mudar o comportamento no município; criar oportunidades para a população que reside no município, com vistas a ter acesso a novas tecnologias; aumentar a empregabilidade do cidadão teresinense.

Está disposto também no Projeto de Lei que o poder executivo poderá firmar parcerias, termos de compromisso, cooperação, termos de execução descentralizada, ajustes ou outros instrumentos congêneres com órgãos e entidades da administração pública e a iniciativa privada, a fim de planejar, desenvolver os objetivos estabelecidos na propositura.

“Ao combater o analfabetismo digital, estamos abrindo caminho para uma sociedade mais justa, em que todos possam aproveitar os benefícios e as oportunidades proporcionadas pela tecnologia. A erradicação do analfabetismo digital não se trata apenas de fornecer acesso aos recursos tecnológicos, mas também de capacitar as pessoas para utilizá-los de forma eficaz e consciente. A inclusão digital é um direito de todos, e investir nesse programa é investir em um futuro mais próspero para nossas crianças e jovens das escolas públicas municipais de Teresina.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.