TCE discute na Unicef uso de recursos em ações que beneficiam crianças

 TCE discute na Unicef uso de recursos em ações que beneficiam crianças

A reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura de Fortaleza

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Kennedy Barros, acompanhado do conselheiro substituto Jackson Veras e do auditor Gilson Araújo, diretor de Fiscalização de Políticas Públicas do TCE-PI, estiveram, nessa segunda-feira (26), no escritório do Unicef em Fortaleza-CE participando do evento “Primeira Infância Antirracista”, uma trilha formativa de promoção de ações na área. Eles participaram, também, de uma audiência na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Fortaleza, discutindo o orçamento na primeira infância.

No Unicef, a comitiva do TCE Piauí esteve presente no lançamento da estratégia “PIA – Primeira Infância Antirracista”, que tem como objetivo chamar a atenção de profissionais brasileiros da educação, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, para garantir um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, apoiando mães, pais ou cuidadores.


Na foto, Rui Aguiar, chefe do escritório do Unicef para o Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, além do conselheiro Kennedy Barros, auditor Gilson Araújo, conselheiro substituto Jackson Veras e a técnica do Unicef, Aline Andrade.

Na ocasião, Kennedy Barros falou sobre a exitosa articulação e parceria que o TCE tem tido com o Unicef, especialmente, em apoio às ações de controle destinadas à política pública da primeira infância. Já com o secretário de Planejamento de Fortaleza, João Marcos, e seus técnicos, (foto da capa) a equipe do TCE conheceu o projeto “Orçamento Temático”, uma estratégia que permite visualizar melhor a execução orçamentária de políticas públicas transversais que mobilizam diversos órgãos, para além daquele mais imediatamente associado ao tema.

Para Gilson Araújo, que é coordenador do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação no Piauí (GAEPE-PI), a adoção de um orçamento temático da primeira infância nos municípios piauienses poderá auxiliar o Tribunal de Contas a avaliar e monitorar essa importante política pública.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.