Deputado Aldo promete fazer emendas ao Orçamento/2024 em prol da UESPI

 Deputado Aldo promete fazer emendas ao Orçamento/2024 em prol da UESPI
A defasagem salarial dos professores da Universidade é de 62,22% no período dos últimos 10 anos

Assembleia Legislativa do Piauí realizou, na manhã desta quarta-feira (28), um audiência pública para discutir a situação da Universidade Estadual do Piauí, atendendo a requerimento de autoria do deputado Aldo Gil (PP).

Aldo Gil disse que no início do seu mandato recebeu representantes da UESPI para que houvesse essa discussão dentro do Legislativo, pois a defasagem salarial já soma mais de 62% e diversos campi possuem problemas estruturais, como de Teresina, Picos e Floriano.

Wilson Brandão (PP) e Marden Menezes (PP) destacaram que é fundamental a UESPI ter orçamento próprio. Brandão salientou que Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública possuem essa independência orçamentária, e que é fundamental que a Universidade também a tenha, pois, assim, ela conseguiria se desenvolver a partir de suas próprias demandas e a partir de discussões com a própria comunidade acadêmica.

Marden Menezes acrescentou que o governador do Estado, Rafael Fonteles (PT), tem uma oportunidade histórica de agir de maneira diferente do que tem sido feito nos últimos governos. O parlamentar corroborou que a discussão não é somente sobre infraestrutura, é mais profunda: é estrutural em termos de instituição.

Os principais pontos de debate foram a defasagem salarial e a necessidade de autonomia orçamentária da Universidade e a inclusão de emendas do orçamento geral do Estado para o ano de 2024 que possam beneficiar a UESPI.

A professora Lucineide Barros, representante da Seção Sindical de docentes da UESPI solicitou aos deputados que não aprovem pedido de desligamento do Instituto de Educação à UESPI.

A professora disse ainda que os orçamento previstos são ficção e pediu que sejam incluídos no orçamento de 2024 o investimento de 66 milhões anunciado pelo governador Rafael Fonteles, dizendo a origem dos recursos de de que forma os representantes da Instituição pode acompanhar a aplicação o e concurso público pois de acordo com Lucineide os concurso divulgado não atende a demanda da UESPI.

Ao final da Audiência, o deputado Aldo Gil afirmou que irá propor emendas ao orçamento de 2024 considerando as reivindicações dos representantes da UESPI.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.